Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da cidade de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
12/05/2023 às 11:49 atualizado em 12/05/2023 às 11:55
Continua depois da publicidade
Vila na cidade de São Paulo | Reprodução/TV Gazeta
Após a Prefeitura de São Paulo apresentar uma proposta de revisão da Lei de Zoneamento que permitiria, na prática, que parte das vilas de casas da Capital fosse demolida para virar prédios, uma série de urbanistas se opôs à proposta. Para Nabil Bonduki, professor de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e um dos criadores do atual Plano Diretor da cidade, essa ideia seria “um desastre”, causando o desaparecimento de várias vilas por causa do assédio do mercado imobiliário. A gestão Ricardo Nunes (MDB) justificou que o projeto – que ainda precisa ser analisado e votado pela Câmara Municipal – não afetaria as vilas que são tombadas por órgãos do patrimônio histórico. Para Bonduki, no entanto, isso não é suficiente. “Elas devem ser protegidas independentemente de estarem tombada, para evitar que aquele tecido se transforme e que vilas inteiras acabem sendo vendidas para virarem prédios”, analisou o professor da USP.
Continua depois da publicidade
Governo e ViaMobilidade são convocados
Dois secretários do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e um representante da ViaMobilidade terão que prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em relação às constantes falhas nas linhas8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens de São Paulo, administradas pela ViaMobilidade. “Eles vão ter que explicar tintim por tintim por que tantas falhas prejudicando a população da Grande São Paulo”, disse o deputado Antonio Donato, autor do requerimento aprovado pela Comissão de Transportes.
Paralisação dos apps
Continua depois da publicidade
Motoristas que trabalham por meio de aplicativos de transporte, como Uber e 99, prometem fazer uma paralisação nesta segunda-feira (15) para pressionar as empresas a aumentarem os repasses e valores mínimos por corrida, entre outras exigências. De acordo com a Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), a expectativa de adesão é de 70% da classe em todo o País. “Quem roda nas pistas sabe bem a necessidade desse ato. O momento é agora”, escreveu a entidade pelas redes sociais.
Shopping Pátio Paulista se explicou
Uma comissão da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta semana um superintendente do Shopping Pátio Paulista para dar esclarecimentos sobre o tamanho das vagas de estacionamento do centro de compras. O vereador Camilo Cristófaro (Avante), que convocou a reunião, reclamou por já ter visto até gente sair pelo porta-malas por falta de espaço para abrir a porta do veículo. O responsável pelo shopping garantiu que o projeto havia sido aprovado pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Auxílio-alimentação aos PMs
Um projeto de lei da deputada estadual Dani Alonso (PL) pretende garantir igualdade do valor a ser pago do auxílio-alimentação no serviço público estadual. A medida garantiria, segundo ela, um aumento no valor do benefício aos policiais militares do Estado. “A isonomia do valor do vale-alimentação para os policiais militares é uma questão de justiça e equidade no tratamento desses profissionais, que enfrentam diariamente situações de risco e desgaste emocional”, diz o texto da proposta da parlamentar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade