Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
07/10/2022 às 12:14 atualizado em 07/10/2022 às 15:40
Continua depois da publicidade
Fernando Holiday | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Com a filiação ao Republicanos, sacramentada nesta semana, o vereador Fernando Holiday agora pretende focar sua atuação política na formação de lideranças conservadoras de direita no estado de São Paulo e no País. "Depois dessas eleições eu percebi que não tem mais essa de ficar no meio, não. A terceira via foi um fracasso", disse à coluna nesta sexta-feira. Ele também garantiu que não deve tentar um terceiro mandato como vereador de São Paulo e que vai, como historiador, em busca do mestrado e do doutorado. Depois, quem sabe, vai analisar se será candidato a deputado estadual ou a federal em 2026. Holiday é ex-integrante do MBL e fazia parte do Novo, e não conseguiu se eleger ao cargo de deputado federal neste ano. Com a ida ao Republicanos, ele anunciou apoio ao ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) neste segundo turno.
Continua depois da publicidade
Frota apoia Lula
O deputado federal Alexandre Frota (sem partido) surpreendeu ao não conseguir se eleger ao cargo de deputado estadual por São Paulo neste ano. Após o resultado eleitoral, ele se mostrou decepcionado com parte do PSDB e pediu desfiliação da sigla. Depois, anunciou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva e a Fernando Haddad, ambos do PT, no segundo turno eleitoral. Em relação ao futuro político, Frota contou a este colunista que está mirando nas eleições de 2024, mas ainda não se sabe se para o cargo de vereador ou de prefeito.
Próximo partido
Continua depois da publicidade
Há um zunzum no meio político sobre uma posível filiação de Frota ao Partidos dos Trabalhadores. Ele garantiu à coluna que já recebeu convites de muitas siglas políticas, mas acha cedo demais para tomar uma decisão. "Agora estou focado em poder ajudar o Brasil a não ter o Bolsonaro", afirmou.
Derrota dolorosa
Deputado estadual por São Paulo, o cientista político Heni Ozi Cukier (Podemos) ficou especialmente abatido por não conquistar o cargo de deputado federal, já que sua eleição era considerada certa. Ele recebeu 98.720 votos, mais que outros 13 deputados federais eleitos, mas não foi eleito por causa do sistema proporcional das eleições brasileiras. "Recebi centenas de mensagens dizendo: 'Eu tinha certeza que você ia ganhar'. Mas na política não existe isso de estar ganho", afirmou ele, visivelmente chateado. Como consolação ficou como o segundo suplente a deputado federal mais bem votado do Brasil.
Continua depois da publicidade
Novo colunista
A partir desta semana o vereador por São Paulo e deputado federal eleito Felipe Becari (União Brasil) inicia como o novo colunista dos portais da Gazeta e do Diário do Litoral. Famoso por ser defensor dos animais, suas análises sobre a vida política e social de São Paulo e do Brasil serão publicadas todas as sextas. Ele se junta à vereadora Cris Monteiro (Novo), que se tornou colunista de ambos os portais no mês passado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade