A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Guarulhos: Partido abandona Xerife e põe pimenta em disputa de bolsonaristas

DC resolve migrar para a pré-candidatura de Lucas Sanches em Guarulhos, e cria novo capítulo na disputa entre nomes de direita na cidade da Grande SP

30/05/2024 às 21:32  atualizado em 30/05/2024 às 21:51

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lucas Sanches (segundo da dir. para a esq.) e Eymael (ao centro) durante ato de apoio do DC ao pré-candidato em Guarulhos

Lucas Sanches (segundo da dir. para a esq.) e Eymael (ao centro) durante ato de apoio do DC ao pré-candidato em Guarulhos | Divulgação

O Democracia Cristã (DC) resolveu migrar para a pré-candidatura de Lucas Sanches (PL) em Guarulhos. A legenda apontava até então que iria apoiar Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), mas anunciou a mudança de rumos na última quarta-feira (29).

Continua depois da publicidade

O encontro que sacramentou a união entre os partidos contou com a presença de Sanches e do presidente nacional do DC, José Maria Eymael, entre outras lideranças do PL e do DC.

Disputa bolsonarista

Os dois pré-candidatos, o vereador Lucas Sanches e o deputado estadual Jorge Wilson (conhecido também como Xerife do Consumidor), vêm alternando entre a segunda e a terceira colocação no município da Grande São Paulo nas últimas pesquisas, e disputam o “título” de “pré-candidatura bolsonarista em Guarulhos”.

O líder constante de todos os levantamentos é o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que até o início do ano era filiado ao PT.

Continua depois da publicidade

'Verdadeira direita'

No ato de adesão, o coordenador do PL em Guarulhos, Carlos Santiago, aproveitou para que Sanches é o pré-candidato que representa o bolsonarismo na cidade.

“O Republicanos tem todo o direito e a legitimidade de ter uma pré-candidatura a prefeito, mas não deve confundir o eleitor. A pré-candidatura à Prefeitura de Guarulhos que representa a verdadeira direita, a do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que é oposição ao governo que aí está é a do Lucas Sanches, do PL”, afirmou.

40 mil votos

Já Sanches celebrou a chegada da sigla para a sua base, que, segundo ele, pode atrair pelo menos 40 mil votos.

Continua depois da publicidade

“Ficamos muito honrados com esse apoio. O DC é um partido forte, organizado e com um futuro promissor em Guarulhos. Assim como na eleição municipal de 2020, o DC deve ter um bom resultado no Legislativo, neste ano. O partido representa, por baixo, 40 mil votos”, afirmou.

“Ficamos ainda mais contentes com a mudança de postura política, em tempo, do DC, que nos escolheu para fazer a mudança que Guarulhos tanto precisa”, completou o pré-candidato.

Quem é o bolsonarista?

Sanches e Wilson buscam apoios próximos a Bolsonaro para sacramentar a imagem de pré-candidatura bolsonarista.

Continua depois da publicidade

O grupo liderado pelo PL já conta com a adesão do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado (PL), além do deputado estadual Marcos Damásio (PL) e do federal Marcio Alvino (PL).

Jorge Wilson, que também é deputado estadual, usa como trunfo para se aproximar dos eleitores bolsonaristas o fato de ser do mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito no Estado com o apoio do ex-presidente.

Ele também conta com o apoio do atual prefeito do município, Guti (PSD).

Continua depois da publicidade

Redes sociais

Em abril, Wilson publicou nas redes sociais uma foto em que aparece entre Tarcísio e Bolsonaro, com a legenda: “Com o apoio do governador Tarcísio e do sempre presidente Bolsonaro, estou pronto para assumir essa missão pelo cidadão da minha cidade”.

Já Sanches esteve no evento de apoio a Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 21 de abril. Ele publicou vídeos ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente.

No fim de março o vereador também recebeu o apoio do youtuber bolsonarista Fernando Lisboa. O encontro foi mediado por Valdemar Costa Neto, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Ex-presidente em silêncio

Bolsonaro ainda não anunciou quem deve apoiar na cidade da Grande São Paulo.

Governar Guarulhos é considerado estratégico tanto pelo ex-presidente quanto pelo atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ser a maior cidade do País sem ser capital.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados