Entre em nosso grupo
2
Nome histórico do PT, Pietá estava no partido desde a fundação, em 1980; ele revelou que será pré-candidato em Guarulhos 'por uma frente ampla'
23/01/2024 às 12:04 atualizado em 23/01/2024 às 12:38
Continua depois da publicidade
Elói Pietá é ex-prefeito de Guarulhos | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, pediu desfiliação do PT na manhã desta terça-feira. Ele estava no partido desde a fundação, em 1980, e rompeu com a legenda após não ser escolhido como pré-candidato à prefeitura da cidade. O diretório municipal petista preferiu apostar no deputado federal Alencar Santana.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à coluna, nesta terça, o ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-prefeito por dois mandatos (2001-2004 e 2005-2008) revelou que será pré-candidato no município da Grande São Paulo em “uma frente ampla de partidos”. Ele não revelou em qual sigla vai se filiar, apenas que será uma que faz parte da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Hoje me desfiliei do PT, e vou ser candidato por uma frente ampla de partidos em Guarulhos. Agora, estou na fase de consultas para definir a qual partido vou me filiar para ser candidato a prefeito”, afirmou.
Ele disse que a frente ampla já existe em Guarulhos, e que estava apenas a espera de um pré-candidato. “É algo interessante: temos aqui uma frente ampla a espera de um candidato. Antes, sempre o candidato era escolhido e aí ele buscava formar uma frente. Como, por exemplo, no caso do [Guilherme] Boulos em São Paulo, que agora está buscando construir uma frente ampla. Aqui está ao contrário. Já existe a frente esperando o candidato”, disse ainda.
Continua depois da publicidade
Questionado pela coluna se o seu destino será o PSB, como é aventado nos bastidores, Pietá apenas disse que será um partido que está na base de apoio do governo Lula e que tenha princípios parecidos aos seus. “Tem que ser um com princípios semelhantes aos que eu sempre tive na minha atuação, na minha vida”, afirmou.
O PT optou pelo deputado federal Alencar Santana para concorrer em Guarulhos, o que desagradou a Pietá, que queria que o partido abrisse votação entre os filiado para a escolhe do nome na cidade. Segundo Pietá, a indicação sem prévias contrariou o estatuto do Partido dos Trabalhadores.
Uma pesquisa do Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) para a Prefeitura de Guarulhos, divulgada em novembro do ano passado, revelou que no primeiro cenário Pietá lidera a corrida eleitoral na cidade da Grande São Paulo caso fosse o nome do PT. Ele é seguido pelo vereador Lucas Sanches (PL) e pelo deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos).
Continua depois da publicidade
Em um outro cenário foi incluído o deputado Alencar Santana no lugar de Pietá, além do vice-prefeito Professor Jesus. Dessa forma, Santana aparece apenas em quarto, atrás de Jorge Wilson, Lucas Sanches e Márcio Nakashima.
O Ipec revelou também que, de forma estimulada, Elói Pietá venceria todos os adversários em um eventual segundo turno. O petista marcaria 42% contra 31% contra Jorge Wilson, 43% a 28% com Márcio Nakashima e 45% contra 26% contra Lucas Sanches.
Com Alencar Santana no lugar de Pietá no segundo turno, por outro lado, o deputado do PT perderia para todos: 38% a 19% contra Jorge Wilson, 35% a 19% contra Márcio Nakashima e 32% contra 20% contra Lucas Sanches.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade