Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
21/10/2022 às 12:28 atualizado em 21/10/2022 às 14:37
Continua depois da publicidade
Guto Zacarias, deputado estadual eleito e membro do MBL, durante entrevista à coluna | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo
Após andarem juntos no início deste ano, os líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) e o senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) agora mantêm uma relação fria e distante. O único deputado estadual eleito em São Paulo pelo MBL em 2022, Guto Zacarias (também do União Brasil), revelou que o movimento começou a se decepcionar com Moro quando o ex-juiz desistiu de ser candidato à Presidência pelo Podemos, o que teria inviabilizado a criação de uma terceira via.
Continua depois da publicidade
Depois, criticou o fato de Moro ter colocado a mulher, Rosângela Moro (União Brasil-SP), para disputar as eleições para a Câmara dos Deputados por São Paulo ("essa é uma das premissas do que a gente sempre criticou na política brasileira"), por usar o fundão eleitoral na campanha ao Senado e, principalmente, pela reaproximação com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e com figuras como Valdemar Costa Neto (PL) e Ciro Nogueira (PP).
"Ele foi participar do debate com Bolsonaro e sentou do lado do Ciro Nogueira, que é líder do partido com mais investigações da Lava Jato", lamentou, à coluna. Guto Zacarias também garantiu que vai votar nulo nas eleições presidenciais deste ano. "Lula e Bolsonaro são dois criminosos", afirmou.
Transporte no 2º turno
Continua depois da publicidade
Lideranças paulistas do PSOL buscaram a Justiça nesta semana para que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) garanta transporte gratuito nos ônibus da Capital no segundo turno das eleições, em 30 de outubro. O STF autorizou que as prefeituras adotem a medida, mas o chefe do Executivo paulistano disse que a ação "não é viável". Para a vereadora Luana Alves e os deputados federais eleitos Guilherme Boulos e Erika Hilton (todos do PSOL), a decisão de Nunes afastaria os mais pobres das urnas e beneficiaria Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo apoiado pelo prefeito.
BRT na Radial
O vereador paulistano João Jorge (PSDB) deu detalhes nesta semana sobre a futura implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Radial Leste, na Capital, no trecho inicial entre o Terminal Pedro 2º e a avenida Aricanduva. O vereador revelou que o sistema de ônibus que promete ser mais rápido e eficiente, desenvolvido em parceria entre a prefeitura e o governo estadual, está na fase final de elaboração.
Continua depois da publicidade
Alívio até no Metrô
João Jorge explicou que o Governo de São Paulo já liberou R$ 700 milhões para investimento do BRT Radial Leste, e anunciou que a segunda fase deve compreender o trajeto entre a avenida Aricanduva e o bairro de São Mateus. “Ele, com certeza, vai aliviar o trânsito da Radial Leste e vai desafogar um pouco a Linha 3-Vermelha do Metrô, que é bastante concorrida”, disse o tucano.
Frota de esquerda
Continua depois da publicidade
O deputado federal Alexandre Frota anunciou nesta semana a sua filiação ao Pros, e tem surpreendido muita gente que não esperava uma guinada ideológica tão grande de sua parte. O ex-apoiador de Bolsonaro tratou de deixar claro ao anunciar a chega à sigla: “Hoje assinei minha filiação ao Pros, partido alinhado à esquerda que está apoiando Lula e Fernando Haddad”. Sem conseguir se eleger neste ano, Frota disse à coluna que pode ser candidato a vereador e até a prefeito nas eleições de 2022.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade