Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
22/04/2022 às 12:37 atualizado em 22/04/2022 às 14:09
Continua depois da publicidade
Marina Helou é deputada estadual em SP pela Rede | Carol Jaboc/Alesp
A deputada estadual Marina Helou (Rede) prestou solidariedade à também deputada Isa Penna (PCdoB) após o colega Delegado Olim (PP) dizer ao podcast Inteligência Ltda. que Isa teve “sorte” de ter sido assediada por Fernando Cury (sem partido) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em dezembro de 2020. “Relativizar o assédio e sugerir vantagens para a vítima é reafirmar a violência contra mulher”, escreveu a parlamentar da Rede, que é membro do Conselho de Ética da Alesp, assim como Olim. Ao podcast, apresentado pelo humorista Rogério Vilela, o deputado disse na última quarta (20) que Cury “é um cara do bem” e afirmou: “Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso. Sim, ela só fala nisso”. A parlamentar do PCdoB garantiu que vai solicitar o afastamento de Olim do Conselho de Ética, sugeriu que pedirá a cassação do político e relembrou que ele pediu apenas o afastamento remunerado de Cury após o caso de importunação sexual. “É inaceitável qualquer sugestão de ganho político a partir de um ato explícito de violência contra a mulher”, completou.
Continua depois da publicidade
Plásticos
O projeto de lei que proíbe a distribuição ou a venda de sacolas plásticas a consumidores na cidade de São Paulo segue avançando na Câmara Municipal. Nesta semana, em audiência pública na Casa, a ex-vereadora Soninha Francine defendeu a proposta. “É uma questão de educação e mudança de hábito”, disse ela. A iniciativa de banir as sacolinhas é de autoria do vereador Xexéu Tripoli (PSDB), com couautoria de Edir Sales (PSD), Erika Hilton (PSOL), Marcelo Messias (MDB) e Sandra Santana (PSDB).
Continua depois da publicidade
Educação
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) considerou que o número de funcionários contratados pela gestão Ricardo Nunes (MDB) para auxiliar os alunos com deficiência das escolas municipais é insuficiente, conforme relatório que a “Folha” teve acesso. Atualmente, as instituições de ensino da rede municipal recebem 18.220 alunos com deficiência. Compete ao AVE (auxiliar da vida escolar) funções como ajudar as crianças e adolescentes com locomoção, hábitos de higiene e trocas de roupa. “Há uma completa carência de AVEs nas escolas”, disse o vereador Celso Giannazi (PSOL).
Geraldo Filme
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta semana uma escultura em tamanho natural em homenagem ao sambista Geraldo Filme, na Praça David Raw, na Barra Funda, berço do samba paulistano. A Capital tem 369 estátuas e, dessas, apenas nove representam pessoas negras. Por isso, um projeto da gestão municipal prometeu espalhar pela cidade celebrações a personalidades negras que marcaram a vida paulistana. Duas já foram inauguradas, além da de Geraldo Filme: a de Itamar Assumpção, na Penha, e a de Madrinha Eunice, na Liberdade.
De volta a Itanhaém
A deputada federal Rosana Valle (PL) pediu a devolução das quatro colunas salomônicas [coluna característica da arquitetura barroca] originária do Convento de Nossa Senhora de Itanhaém, na Baixada Santista, que haviam sido furtadas e foram recuperadas em 2003. Hoje, as colunas estão em posse de um instituto de Minas Gerais. Ela enviou uma emenda parlamentar de R$ 250 mil para as obras de restauração do altar da capela do convento, que pertence à Mitra Diocesana de Santos, como parte das comemorações do aniversário de 490 anos de Itanhaém. O convento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade