Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
20/04/2023 às 12:01 atualizado em 20/04/2023 às 14:27
Continua depois da publicidade
Jacqueline Valadares é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) | Divulgação
A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jacqueline Valadares, lançou uma nota nesta semana em que diz temer que a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) dê um aumento salarial menor aos policiais civis em comparação à Polícia Militar. O ideal, segundo ela, é que o reajuste seja “equânime e justo” entre as forças de segurança. “Uma diferenciação na recomposição salarial, no nosso entendimento, seria algo desastroso. Há anos esperamos por mudança”, disse. A especialista também afirmou que “a efetiva valorização da instituição” havia sido uma das promessas de Tarcísio durante a campanha eleitoral, mas a proposta ainda não foi apresentada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) – o que deve ocorrer a qualquer momento. “E não achamos que a PM mereça menos. Pelo contrário: merece tanto quanto a Polícia Civil. O que for feito de bom para uma instituição deve ser feito para a outra”, completou.
Continua depois da publicidade
Mudança no Republicanos-SP
O diretório municipal do Republicanos de São Paulo tem novo presidente. De olho nas articulações para as eleições de 2024, o vereador André Santos substituiu Robson Tuma, que estava no comando da legenda na Capital desde dezembro do ano passado. Tuma seguirá como membro da Executiva municipal, agora como vice-presidente. Já o posto de secretário-geral da legenda seguirá com Fabio Cruz.
Mais dinheiro para asfalto
Continua depois da publicidade
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta semana (ainda em primeira votação) a permissão para a utilização de recursos do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para cobrir despesas com a pavimentação e o recapeamento das vias da Capital. A proposta, enviada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), está causando polêmica entre especialistas e estudiosos em urbanismo.
'Absurdo'
Para Bianca Tavolari, professora de Direito do Insper e pesquisadora sobre cidades, o projeto é um absurdo por várias razões. Segundo ela, a proposta vai contra o atual Plano Diretor, que prevê prioridade a transporte público em relação a viário para automóveis. “Além disso, já tem muito dinheiro no caixa geral da prefeitura para gastar com pavimentação e recapeamento de via. Não precisa de mais recurso, ainda mais tirando de transporte e habitação social”, apontou a pesquisadora.
Continua depois da publicidade
Violência contra as escolas
O deputado estadual Capitão Telhada (PP) pretende criar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a Frente Parlamentar pela Segurança das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo. Segundo o texto da proposta, o medo tomou conta dos pais, professores e alunos, e a frente é necessária para “promover o aprimoramento e o desenvolvimento de legislações e políticas públicas, voltadas para a prevenção e enfrentamento da violência nas escolas estaduais do Estado”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade