Entre em nosso grupo
2
Deputada alega que há uma série de violações de direitos dos planos contra idosos e autistas, entre outros públicos
14/02/2025 às 17:45
Continua depois da publicidade
Deputada estadual Andréa Werner acredita haver série de violações de direitos dos planos contra idosos e autistas, entre outros públicos | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades no cancelamento unilateral de planos de saúde no Estado, em especial de idosos e de pessoas com deficiência.
Continua depois da publicidade
Segundo a autora da proposta, a deputada estadual Andréa Werner (PSB), há uma série de violações de direitos dos planos contra idosos e autistas, entre outros públicos.
“Essas pessoas precisam garantir não somente sua qualidade de vida, como, em muitos casos, sua própria sobrevivência”, avaliou Werner.
A parlamentar é mãe de um adolescente autista com grau 3 de suporte e se dedica ao tema há décadas – ela própria foi diagnosticada com autismo de grau 1 há poucos anos. Os deputados ainda precisam aprovar a criação da CPI definitivamente em plenário.
Continua depois da publicidade
A Alesp também aprovou a instauração de uma CPI para investigar as empresas que prestam serviços públicos durante eventos climáticos severos.
Para o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), autor do pedido, houve despreparo dos órgãos e empresas na prevenção e resposta na reparação dos danos causados por tempestades.
"Para ficar apenas em um exemplo, é inadmissível que a Enel não tenha contingente suficiente para atender a população”, defendeu o parlamentar.
Continua depois da publicidade
Durante uma audiência na Câmara Municipal de Rio Claro nesta semana, o vereador Hernani Leonhardt (MDB), que presidia uma sessão, ficou exaltado após a colega Tiemi Nevoeiro (Republicanos) iniciar uma fala olhando para o público. Motivo: segundo o parlamentar, a colega tinha obrigação de olhar para ele.
“Na sessão os vereadores falam para a presidência. A senhora pode olhar [para o público] quando não estiver com o microfone na mão”, destacou, em tom ríspido.
Pelas redes sociais, Tiemi criticou o colega, e o chamou de “autoritário”. Por sua vez, o vereador afirmou que apenas “exerceu estritamente” as funções como presidente da audiência, conforme o Regimento Interno da Casa.
Continua depois da publicidade
A audiência pública debateu um projeto de lei que dispõe sobre transformações no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) do município do interior de São Paulo.
O empresário Pablo Marçal (PRTB) e o cantor Gusttavo Lima se encontraram nesta semana para uma conversa em Miami, nos Estados Unidos. Segundo Marçal, o “chá da tarde” serviu para ambos debaterem sobre “o desejo comum de lutar pelo povo brasileiro”.
Há um desejo do PRTB de lançar a dupla para a presidência da República e a vice em 2026. “Em nosso coração arde a mesma coisa: a vontade de lutar pelo povo”, afirmou Marçal, que sugeriu que haverá “próximos desdobramentos” na carreira política de ambos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade