Entre em nosso grupo
2
Daniel José interpreta personagem chamado Socialista de iPhone, uma crítica à pretensa hipocrisia da esquerda
17/06/2024 às 18:41
Continua depois da publicidade
Daniel José durante posse como deputado federal em Brasília | Gabriel Tiveron/Podemos
O ex-deputado estadual Daniel José (Podemos-SP) foi empossado na semana passada como deputado federal, em um evento na Câmara dos Deputados, em Brasília. A entrada representa um reforço da bancada paulista na Casa para a oposição contra o governo Lula (PT).
Continua depois da publicidade
Ele entrou no lugar deixado por Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, que se licenciou do cargo para cuidar das candidaturas do partido nas eleições 2024. A parlamentar por São Paulo tinha uma relação mais cortês com o governo federal.
José, por sua vez, tem uma postura mais ácida contra Lula e a esquerda em geral. Pelas redes sociais ele interpreta constantemente um personagem chamado Socialista de iPhone, uma crítica (já meio batida) a uma pretensa hipocrisia da esquerda brasileira.
Uma das suas prioridades, disse, é a de reverter a “doutrinação” que haveria na educação pública, para que as escolas foquem “no ensino de língua portuguesa, matemática e das demais disciplinas”.
Continua depois da publicidade
Apesar do discurso, ele garantiu que pretende em Brasília fazer “uma oposição técnica e vocal” contra o governo Lula”, “que está sendo desastroso na educação.”
Daniel José foi eleito como deputado estadual pelo Partido Novo em 2018, na onda liberal liderada pelo então candidato presidencial Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL), com expressivos 180 mil votos.
Em 2022 migrou para o Podemos, mas acabou não se reelegendo para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Continua depois da publicidade
Entre seus projetos de destaque na Casa está o ICMS Educacional, que incentiva as escolas a conseguirem os melhores resultados de aprendizagem com seus alunos para poderem conseguir mais recursos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade