A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 16 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

André do Prado, do PL, será o novo presidente da Alesp

De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

10/03/2023 às 13:22  atualizado em 10/03/2023 às 13:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O deputado estadual André do Prado (PL)

O deputado estadual André do Prado (PL) | Reprodução/Instagram

Já está tudo acordado para o deputado estadual André do Prado (PL) ter uma eleição tranquila à presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 15 de março, quando os novos parlamentares tomam posse e escolhem a Mesa Diretora pelos próximos 2 anos. Um dos assessores mais experientes da Casa disse à coluna que Prado é o único nome aventado internamente, e tem o aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Não há outra força. Hoje o André é a única opção que se fala por aqui, tanto pela situação quanto pela oposição”, garantiu. O PSOL, porém, promete colocar Carlos Giannazi na disputa, que não deve receber votos sequer do PT. De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp e tem o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para a nova empreitada.

Continua depois da publicidade

Concessão do Porto de Santos

De maneira diplomática, o governador Tarcísio de Freitas continua dando passos em busca de um dos seus maiores desejos no cargo: conceder o Porto de Santos à iniciativa privada. Na última quinta (9), o mandatário se reuniu com representantes do governo federal para discutir o tema, com a presença de Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil. “Conseguimos ter um debate muito técnico e colocamos o ponto de vista do Governo de São Paulo sobre a importância dessa concessão para o desenvolvimento da Baixada Santista”, disse Tarcísio. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém, ainda não foi convencido em aderir à proposta.

MobizapSP

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Paulo lançou uma plataforma de transporte individual de passageiros batizada como MobizapSP. A novidade se trata de um aplicativo aos moldes da Uber e da 99, com a diferença que deve render uma remuneração maior aos motoristas parceiros. Um assessor consultado pela coluna, porém, disse não acreditar no sucesso da empreitada. "A taxa [de 10,95%, que será descontada dos motoristas, bem menor que as empresas do setor] não se paga, não paga o investimento", analisou.

Motoristas e cobradores

Um projeto na Câmara Municipal de São Paulo quer dar fim ao motorista de ônibus também acumular a função de cobrador. O texto foi aprovado por uma comissão nesta semana e segue em tramitação. O objetivo é preservar cerca de 12 mil postos de trabalho de cobradores no sistema municipal, além de evitar que os motoristas sejam sobrecarregados em suas funções, como explicou Rute Costa (PSDB), autora da proposta.

Continua depois da publicidade

'No Callem' em SP

A deputada Marina Helou (Rede) quer instalar o protocolo No Callem (que ficou conhecido mundialmente após a denúncia e consequente prisão do jogador Daniel Alves por suspeita de estupro) no estado de São Paulo. Na última quinta (9), ela promoveu um evento para debater o plano ao lado do colega Thiago Auricchio (PL) e de membros da sociedade civil. “A expectativa é que a gente consiga construir em conjunto um texto sólido e apresente uma proposta ao Executivo”, disse a parlamentar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados