A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Alencar faz ato para mostrar ser ele, e não Pietá, 'o cara do Lula' em Guarulhos

Segundo avaliação, Alencar Santana ainda não é identificado como o nome apoiado por Lula em Guarulhos

04/03/2024 às 11:30  atualizado em 04/03/2024 às 16:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gleisi Hoffmann e Alencar Santana, durante evento em Guarulhos

Gleisi Hoffmann e Alencar Santana, durante evento em Guarulhos | Divulgação

Continua depois da publicidade

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) levou lideranças nacionais do PT a Guarulhos no último sábado (2) para fazer um ato com simpatizantes do partido. Ele é pré-candidato à prefeitura da cidade da Grande São Paulo pela sigla, mas há uma avaliação de que ainda não é identificado pelo eleitor como o nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cerimônia, batizada como “Desenrola Guarulhos”, contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Também participaram lideranças de partidos aliados, como PSOL, PCdoB e PV.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

A intenção principal foi a de começar a identificar Santana com o presidente Lula. Neste momento, há o entendimento de que Elói Pietá (sem partido), ex-prefeito por duas vezes e pré-candidato nas eleições deste ano, é a personalidade associada com Lula pela maioria dos eleitores guarulhenses.

Pietá estava no partido desde 1980, mas deixou o PT no início deste ano por não concordar com a forma pela qual Alencar foi o escolhido pelo diretório municipal para concorrer nas eleições deste ano. Ele é o líder de todas as pesquisas eleitorais.

Fora do PT, Elói Pietá lidera corrida para a Prefeitura de Guarulhos

Continua depois da publicidade

Na cerimônia, Gleisi mandou um recado para o ex-prefeito. “Ainda acho que há tempo do Elói voltar a ter consciência e estar junto com a gente”, afirmou ela, para aplausos dos correligionários.

Já Alencar disse que não se importa com as pesquisas atuais (ele apareceu apenas na quarta e na sexta colocação, dependendo dos cenários apresentados, no último levantamento Ipec, divulgado na semana passada), e revelou que pretende se tornar mais popular entre os eleitores da cidade.

“A pesquisa que conta é o resultado final. Está só começando o jogo, a partida. Não tenho dúvidas que vamos conversar muito com a cidade de Guarulhos”, afirmou ele ao portal A Guardiã da Notícia, no sábado.

Continua depois da publicidade

“Quando as pessoas entenderem quem é o cara do Lula na cidade não tenho dúvidas de que iremos para o segundo turno e venceremos”, completou.

Pesquisa Ipec

Pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (1º) mostra que Pietá, ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-prefeito de Guarulhos por duas vezes (2001-2004 e 2005-2008), lidera a preferência eleitoral na cidade nos dois cenários apresentados.

Continua depois da publicidade

Já Santana está na quarta colocação no primeiro cenário e na sexta em outro. Nesse segundo cenário aparece atrás de Pietá, Lucas Sanches (PL), Jorge Wilson (Republicanos), Márcio Nakashima (PDT) e Thiago Surfista (PSD).

Ao sair do PT, Pietá revelou que será pré-candidato no município em “uma frente ampla de partidos”. Ele não disse em qual sigla vai se filiar, apenas que será uma que faz parte da base de apoio do presidente Lula.

Segundo fontes, ele pode se filiar ao PSD, ao MDB ou ao Solidariedade, mas Pietá não confirma nenhuma informação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados