Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeitura ampliou o atendimento em 39 AMAs e autorizou a contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem; enfermeiros são liberados de rodízio
Continua depois da publicidade
Estado de SP voltou a registrar mais de mil novas internações por Covid por dia pela 1ª vez desde agosto | /Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Com a grande alta de número de casos de Covid-19, a Prefeitura de São Paulo ampliou o atendimento em 39 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), com unidades passando a operar 24h e outras até as 22h. A gestão municipal também autorizou a contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem.
Continua depois da publicidade
Durante o fim de semana, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu passar a fazer testes de Covid-19 e de gripe apenas a pessoas de grupos de risco que apresente pelo menos dois sintomas. A prefeitura tinha testes de Covid-19 para apenas mais duas semanas, quando espera a chegada de novos.
"Precisamos testar os sintomáticos porque eles precisam de tratamento logo", afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na última segunda (17).
Além disso, a administração decidiu liberar os enfermeiros do rodízio municipal de veículos. A medida valerá, a princípio, até o fim do mês de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem realizarão o cadastro de seus veículos junto ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e o Coren encaminhará para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) os dados para que os veículos sejam cadastrados e recebam autorização especial para que sejam liberados do rodízio municipal.
A medida vale para os profissionais que moram na Capital ou na região metropolitana ue atuem nos serviços públicos de saúde municipal, estadual ou federal prestados na cidade de São Paulo.
O estado de São Paulo voltou a registrar mais de mil novas internações por Covid-19 por dia pela primeira vez desde agosto. Segundo o governo estadual, a ocupação nos leitos de enfermaria dedicados à Covid-19 na Grande São Paulo é de 63%. Esse número é de 56,2% em UTIs.
Continua depois da publicidade
Na segunda (17), o Estado registrava 155.741 mortes pela doença desde o início da pandemia.
Com explosão de casos de Covid, prefeitura de SP restringe testagem, contrata médicos e amplia horário dos postos de saúde.
Média diária de registros da infecções bateu recorde e superou pico de 2021. Desde sábado (15), gestão municipal passou a destinar a testagem de Covid-19 e Influenza apenas para pessoas do grupo de risco por conta da alta demanda. A partir de quarta (19), enfermeiros estarão liberados do rodízio de veículos.
Continua depois da publicidade
Por g1 SP — São Paulo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade