Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Imagem de computador de como deve ficar a Faixa Azul na avenida | /Divulgação/CET
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda que vai começar a implantar a Faixa Azul para motocicletas na avenida 23 de Maio, no sentido Santana/Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O projeto piloto em uma das principais ligações da cidade pretende "organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo", de acordo com a gestão Ricardo Nunes (MDB).
Continua depois da publicidade
Ainda não há data para a novidade entrar em vigor, mas a previsão é que seja no próximo dia 24 de janeiro. A reportagem da Gazeta entrou em contato com a gestão municipal, e vai atualizar este texto assim que receber a resposta.
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Continua depois da publicidade
Segundo a CET, a Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas. Haverá uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego lento, as motos possam transitar com mais disciplina, sem alterar a dinâmica já existente na via.
O uso da faixa azul não é obrigatório, e o motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade