A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Hospital diz que mais de 60% dos casos de Covid que recebe são de ômicron

Sequenciamento realizado por uma instituição do ABC paulista mostra que houve aumento no número de testes positivos nos últimos três dias

29/12/2021 às 17:55  atualizado em 29/12/2021 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Laboratório

Laboratório | AlexLipa

O Hospital Albert Einstein, de São Paulo, divulgou neste domingo (26) que 62% das amostras de casos de Covid-19 sequenciadas na unidade são atribuídas à variante ômicron.

Continua depois da publicidade

Os resultados são de um levantamento feito a partir de uma amostragem de pacientes atendidos em todas as unidades hospitalares e laboratoriais da rede. Nos últimos 30 dias, dos 35 casos de Covid identificados, 22 foram causados pela variante ômicron e o restante pela variante delta.

Em contrapartida, o governo de São Paulo, afirma que a maioria dos casos de Covid no Estado são oriundos de linhagens da variante delta, conforme último levantamento realizado junto às unidades hospitalares do território. O texto conta com informações do g1.

Continua depois da publicidade

Detalhes deste último relatório mostram que, de 21 a 28 de dezembro, após realizarem o sequenciamento de 1.219 amostras, apenas 8 foram atribuídas à ômicron. As demais, 1.211, ou 99,3% do total, estavam relacionadas à variante delta do vírus, conforme informações do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. 

Se por um lado, a rede Albert Einstein atribui maioria dos casos à variante ômicron e o Estado à delta, a população paulista se vê diante de um "apagão" de dados relacionados à pandemia. Desde o início de dezembro, quando o sistema do Ministério da Saúde foi atacado por hackers, o governo de São Paulo parou de atualizar os dados relacionados às internações, mortes e novos casos relacionados à doença.

Nem mesmo essa crise com o envio de dados impediu que o governador João Doria (PSDB) saísse para uma viagem particular, com previsão de volta para o início de 2022. Sem dados oficiais não é possível saber, ao certo, o número de infectados, independentemente com a variante.

Continua depois da publicidade

Somente nesta quarta-feira (29), foram identificados 3 novos casos de Covid com variante ômicron, identificados após sequenciamento genômico feito pelo Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, sendo dois de São Bernardo do Campo e um de São Caetano do Sul. Os resultados indicam que o vírus circula por diferentes regiões do Estado.

O mesmo laboratório, que realiza cerca de 250 testes do tipo PCR por semana, informou que houve aumento do número de casos positivos. O índice de positividade, que estava em 2,5% há três dias atrás, passou para 8% nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados