Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Criado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá abriga o ponto mais alto da cidade de São Paulo e tem sua história ligada à exploração do ouro
Continua depois da publicidade
Trecho final da Estrada Turística do Jaraguá em imagem clicada provavelmente em 1969, alguns anos depois da criação do Parque Estadual do Jaraguá | /Reprodução
Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, no bairro do Jaraguá, o Parque Estadual do Jaraguá foi fundado no dia 03 de maio de 1961 e abriga o ponto mais alto da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que possui 1.135 metros de altitude.
Continua depois da publicidade
Ainda que tenha completado 60 anos em 2021, a história do Parque tem início no final do século 16, quando Luís Martins e Braz Cubas descobriram indícios de ouro na localidade. A descoberta levou o bandeirante Afonso Sardinha para a região, o que resultou em diversas batalhas contra os indígenas que ali habitavam.
Sardinha obteve vitória e passou a explorar o local, onde construiu o Grande Casarão Bandeirista e instalou tanques de lavagem para os escravos lavarem o ouro. Ainda hoje, há resquícios das construções no Parque.
Continua depois da publicidade
Segundo historiadores, a exploração de ouro na região do Jaraguá, que lhe rendeu o apelido de Peru-do-Brasil, em alusão às riquezas que os espanhóis encontraram no país sul-americano, durou até meados do século 19, quando se deu o esgotamento do minério e também a cultura do café passou a ser a dominante no estado de São Paulo.
Fazenda e parque
Com o fim da exploração aurífera, a região é transformada na fazenda do Jaraguá e possui diversos proprietários até ser adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1940. Seis anos depois, a Prefeitura de São Paulo transformou o Pico do Jaraguá em ponto turístico e, posteriormente, em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 492 hectares, o Parque abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na Região Metropolitana de São Paulo. Sua principal atração é o Pico do Jaraguá, que pode ser acessado por meio de uma trilha de 1.450 metros, ou pela Estrada Turística do Jaraguá, que é asfaltada.
Leia Mais
Continua depois da publicidade
Memória: de negros a orientais, a história do bairro da Liberdade
No cume há ainda duas antenas de TV e pequenas instalações comerciais. No topo das antenas, que possuem escadarias, é possível avistar toda a parte oeste da Grande São Paulo, bem como parte do Rodoanel.
Vale destacar ainda que no Parque é possível observar várias espécies nativas, como bicho-preguiça e macaco-prego.
Continua depois da publicidade
Aldeia indígena
O Parque do Jaraguá foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 1983. Posteriormente, em 1994, o local foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
No Parque, além dos tesouros naturais, há também uma aldeia indígena, que começou a se formar na década de 1960. A aldeia é dividida em “parte de baixo” e “parte de cima” e abriga centenas de pessoas.
Segundo consta, os indígenas mantêm a língua e os costumes guaranis e sobrevivem do artesanato
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade