A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Falta vacina em SP: 51% das UBSs estão sem a 2ª dose da AstraZeneca

Secretaria da Saúde informa que, caso não receba 200 mil doses até sábado, não poderá completar o esquema vacinal da população

09/09/2021 às 15:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fila de vacinação de pessoas em ponto de vacinação em SP

Fila de vacinação de pessoas em ponto de vacinação em SP | Danilo Verpa/Folhapress

De acordo com um levantamento feito pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, nesta quinta-feira (9), 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo estão sem a 2ª dose da vacina AstraZeneca para aplicação.

Continua depois da publicidade

Atualmente a cidade tem estoque de apenas 34 mil doses de AstraZeneca para a aplicação da segunda dose, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. As informações são do G1.

O problema da falta de doses está sendo atribuído ao Ministério da Saúde que, após atrasar o cronograma de entrega dos lotes de segunda dose, deixou as UBSs desabastecidas.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde respondeu em nota dizendo que "antecipou o envio de 315,5 mil doses da Astrazeneca previstas para serem entregues até 30 de setembro para a aplicação da segunda dose no estado de São Paulo, em 31 de agosto".

Caso não receba novo lote com pelo menos mais 200 mil doses até o próximo sábado (11), a Secretaria calcula que não poderá completar o esquema vacinal da população.

Apesar disso, Aparecido informa que há possibilidade de entrega de uma nova remessa vinda do governo do estado, responsável pela distribuição dos imunizantes que recebe do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, na sexta-feira (3), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que fabrica a vacina no país, informou que pode ficar até duas semanas sem entregar doses de Astrazeneca para o Ministério da Saúde.

A suspensão da entrega, ainda que temporária, pode prejudicar as pessoas que necessitam completar o ciclo vacinal.

O composto usado na fabricação da vacina também teve entrega atrasada. O chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), é de fabricação Chinesa.

Continua depois da publicidade

A Fiocruz planeja realizar novas entregas entre os dias 13 e 17 de setembro. Segundo a Fundação, 15 milhões de doses serão entregues neste mês.

Reclamações nas USBs e na internet

Nesta quinta-feira (9) a reportagem apurou que em algumas UBSs os agentes de saúde estavam contando a quantidade de pessoas na fila que buscavam a vacina da Astrazeneca. Segundo eles, as doses estavam contadas.

Continua depois da publicidade

Na internet, surgiram reclamações nas redes sociais. "Falta vacina em várias UBS de SP. Já andei três postos para encontrar", comentou Paulo Olivie. 

Também nas redes, pessoas informaram que procuraram a vacina em vários pontos. Todos informaram que a vacina estava em falta.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados