Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Obras visuais serão exibidas em 2 de setembro, às 19h, em uma fachada do Instituto Butantan, em formato transmídia, por um telão
Continua depois da publicidade
Devido à pandemia do coronavírus, a exposição não será aberta ao público externo, e será transmitida em uma live do making of pelas redes sociais e, em 9 de setembro | /Divulgação
O artista visual Pedro Mandarino, sensibilizado com o trabalho dos profissionais que não puderam parar sequer um dia durante a pandemia da Covid-19 (como trabalhadores da saúde, cientistas, garis e entregadores), criou a exposição #02 Laboratório - Instituto Butantan. O resultado será exibido no dia 2 de setembro, às 19h, em uma fachada do Instituto Butantan, na Capital, em formato transmídia, por um telão.
Continua depois da publicidade
Devido à pandemia, a exposição não será aberta ao público externo, e será transmitida em uma live do making of pelas redes sociais e, em 9 de setembro, transmitida também pelas mídias online, seguida de análise crítica.
O artista carioca, de 34 anos, realizou a primeira exposição do projeto Artista Galeria dois anos atrás, sendo fruto de pesquisas que resultaram em um trabalho que já incorporava a linguagem transmídia em seu projeto.
Continua depois da publicidade
O trabalho foi apresentado de forma cíclica entre a realidade e a tecnologia, composto por pintura, performance, mídia locativa, transmissão ao vivo e exposição virtual por meio do site e mídias sociais, fazendo parte de seu projeto “Artista Galeria” que já incorporava a linguagem transmídia.
A Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan - O projeto Artista Galeria seguiu seu fluxo e deu origem à projeção dedicada a homenagear profissionais, diretos e indiretos da linha de frente da Covid-19, traçando uma linha tênue entre ciência e arte ao apresentar o benefício social que ambas as áreas levam às pessoas por meio de suas experimentações, além de ter a tecnologia potencializada no projeto.
Assim como a primeira exposição parte da pintura a partir de uma pesquisa desenvolvida há anos pelo artista com tinta acrílica sobre revista, neste segundo trabalho acontece a pintura a partir do processo de transformação do sólido (gelo) para o líquido que tinge o papel, de cubos de gelo de aquarela de diferentes cores, acontecendo as livres misturas de cores sobre o papel de aquarela, processo que foi documentado em vídeo e fotografia em 2019.
Continua depois da publicidade
Com o início da pandemia a observação deste trabalho levou à analogia com as imagens de cultura de bactérias em placas Petri e imagens microscópicas. A partir daí o trabalho avançou para uma etapa em que o artista fez com que esse material em papel se transformasse em um material transparente e ficasse somente a pintura das cores, tendo sido as pinturas a partir desse processo, impressas em adesivo transparente e fixadas sobre placas de acrílico que remetem às placas Petri.
Assim se deu o processo da pintura que iniciou a exposição #02 Laboratório do projeto Artista Galeria - Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan – um ciclo de montar a exposição com o próprio corpo do artista, em que foram fixadas nove placas Petri de aquarelas na parte frontal de uma capa branca, na parte traseira foi inserido o texto expositivo, no braço direito, uma placa com a descrição da obra e no braço esquerdo as informações de contato.
Pintura e ciência fundidas em um projeto de arte transmídia que mescla tecnologia, arte urbana e contemporânea; usando manipulação digital para mostrar uma técnica inédita de pintura com aquarela aplicada por Pedro Mandarino. É arte e ciência em simbiose gerando um encontro com a visualidade que fez saltar aos olhos do artista uma imagem parecida com o vírus visto por um microscópio.
Continua depois da publicidade
Daí foi rápido chegar até o Instituto Butantan, que cedeu o espaço. "Ali naquele lugar que exala ciência estavam os próprios cientistas e tantos outros profissionais merecedores de reconhecimento; ampolas da ciência que viraram ampolas artísticas e deram forma a um objeto de arte, sugerindo as ampolas do Instituto, contendo bula e caixa de medicação, em tiragem de apenas 30 unidades que serão entregues, fisicamente, a nomes como o o médico Drauzio Varella", explica a assessoria do artista.
Sobre Pedro Mandarino
Formado em Desenho Industrial pela Universidade Cândido Mendes, no Rio. De 2010 a 2012 frequentou o curso de desenho e pintura no Parque Laje, sob a orientação do artista Orlando Mollica, quando desenvolveu sua paleta de cores e seu desenho, curso que foi decisivo para a escolha de se tornar profissionalmente artista plástico.
Continua depois da publicidade
Em 2012 realiza sua primeira exposição “Transbordantes Estranhamentos Contrastantes", com a curadoria de Orlando Mollica, João Magalhães e Bob N. Integrou a Chave Mestra (Associação de Artistas de Santa Teresa). Atualmente desenvolve o projeto “Artista Galeria”, que foi exposto em 2020 na coletiva “Assim se Conta essa História” com a curadoria de Isabel Portella e Jozias Benedicto, que aconteceu no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ).
Serviço
Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan
Continua depois da publicidade
Quando: 2 de setembro de 2021, quinta-feira, 19h, live making of da projeção na fachada do Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, n° 1.500, Butantã – São Paulo – SP), pelo Instagram @artista_galeria; 9 de setembro de 2021, quinta-feira, 19h, transmissão da projeção, seguida de diálogo crítico pelo Facebook/artistagaleriapedromandarino
Para saber mais sobre a Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan
Site: artistagaleria.com/
Continua depois da publicidade
Instagram: @artista_galeria
Facebook: artistagaleriapedromandarino
YouTube: Artista Galeria
Continua depois da publicidade
Outras informações: [email protected] // (21) 9 9052-5209 – Rizza Habitá
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade