Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Promoções, menus especiais e ‘prolongamento da data’ são algumas das saídas encontradas pelos estabelecimentos
Continua depois da publicidade
Dia dos Namorados é a segunda data mais aguardada pelos donos de bares e restaurantes | /Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
Até o ano de 2019, o Dia dos Namorados era a segunda data mais aguardada pelos donos de bares e restaurantes, ficando atrás apenas do Dia das Mães. Com a pandemia, a data ganhou ainda mais importância, pois é tida por muitos como um respiro para o setor, que é um dos mais impactados financeiramente pela crise provocada pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
“Era uma noite expressiva, muito comemorada, com muito movimento. No ano passado, não teve Dia dos Namorados porque tudo estava fechado. Portanto, em relação ao ano passado, o faturamento será melhor. Contudo, na comparação com 2019, esperamos uma queda de ao menos 30% no faturamento, pois estamos com restrição de horários e só podemos trabalhar com até 40% de capacidade”, diz Sylvio Lazzarini, CEO do Varanda Grill e vice-presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região (Sindiresbar).
O presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), Percival Maricato, lembra também da situação econômica atual dos brasileiros e destaca que os estabelecimentos apostam como nunca nas promoções para enfrentar as adversidades.
“Este ano o movimento presencial será bem menor, pois há limites de horário, de disponibilização de lugares, e os brasileiros, os jovens em particular, estão bem fragilizados economicamente, já que muitos perderam o emprego (...). O delivery será superior ao ano passado, então estamos preparando o setor para poder atender satisfatoriamente os pedidos.”
Continua depois da publicidade
Pratos especiais e semana estendida
Ainda segundo Maricato, para atrair o consumidor, os estabelecimentos estão apostando na criação de pratos especiais, promoções, brindes e até semana estendida. A última, aliás, foi a opção adotada por um grupo de restaurantes da Capital, que, entre os dias 07 e 11 de junho, oferecerá gratuitamente a sobremesa para os casais que jantarem em um dos participantes (A Bela Sintra, Almanara, Due Cuochi, Kitchin, Kinoshita, Nino Cucina, NB Steak, Rodeio, Rufinos, Tasca da Esquina, Pizzaria 1900 e Varanda Grill).
O Paris 6 é outro que irá estender a data comemorativa, disponibilizando o “Menu D’Amour”, no almoço e jantar, incluindo delivery, de 11 a 13 de junho. Além disso, o bistrô, que tem várias unidades em São Paulo, irá vender cestas de café da manhã, pelo valor de R$ 280, mais taxa de entrega.
Continua depois da publicidade
“O Dia dos Namorados está para nós como o 4 de julho está para os americanos, e o 14 de julho para os franceses. Durante a pandemia, passamos a oferecer a opção do Paris 6 em casa, que busca imprimir o mesmo toque romântico de experiência. Além disso, minha orientação para o marketing tem sido no desenvolvimento de uma “Semana dos Namorados” e de um “Fim de Semana dos Namorados” mais intensificados, diluindo o consumo presencial para mais dias”, ressalta o empresário Isaac Azar, fundador da marca Paris 6.
Leia Mais
Continua depois da publicidade
Leilões de itens de bares crescem 367% em 2020
Tradicional quando o assunto é celebração a dois, desde o ano passado, o Chalezinho incrementou seu cardápio delivery para o Dia dos Namorados, na tentativa de minimizar perdas. Assim, este ano, a casa irá oferecer diversos kits, que incluem mimos, como flores e varal de fotos para os apaixonados, com preços a partir de R$ 198.
Continua depois da publicidade
O restaurante japonês Kiichi, por sua vez, criou o “Combo do Amor”, que pode ser degustado tanto no salão, como em casa. Com o valor de R$ 285, o pacote inclui ceviche de peixe branco, combinado especial de 33 itens, teppan de frutos do mar e carpaccio de salmão.
Já o Nosu, conceituado restaurante japonês da zona norte da Capital, apostou na parceria com o fotógrafo Angelo Pastorello para a criação de caixas de madeiras personalizadas. Recheadas com sushis, sashimis e outras iguarias feitas artesanalmente, a caixa sai por R$ 439, e parte do valor arrecadado será revertido à ação social Aliança Solidária.
Continua depois da publicidade
Lojistas também esperam pela data
Além dos bares e restaurantes, os lojistas também estão ansiosos pela data. “As lojas deverão aproveitar o período para oferecer promoções variadas e descontos, o objetivo é de recuperar parte do seu caixa e, assim, conseguir suportar e superar esse período”, explica Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).
Segundo a Federação, os consumidores devem desembolsar, em média, R$ 200 no presente para os parceiros. Acessórios, perfumes e eletrônicos deverão ser os itens mais procurados, ainda que flores e chocolates também entrem na lista de produtos com crescimento nas vendas.
Na dúvida sobre o que comprar? Confira 12 sugestões de presentes, que a Gazeta preparou para você.
Continua depois da publicidade
1 - Coleção Especial Jane Austen - Box com 5 Livros, R$ 56,00. Livraria da Vila
2 - Calça Jeans masculina Levis 501, R$ 379,90. Levis
3 – Kit Quasar, R$ 109,90. O Boticário
4 – Escultura Coração Rouge, R$ 155. Chocolat Dou jour
5 – Tênis lã Merino, R$ 449. Yuool
6 – Bolsa Usaflex, R$ 289,99. Usaflex
7 - Caixa Para Sempre Juntos, R$ 39,90. Brasil Cacau
8 – Caixa porta-retrato, R$ 56,90. Cacau Show
9 – Kit Presente Dia dos Namorados Glamour Secrets Black, R$ 220,70. O Boticário
10 - Anel com perolas em quatro tons e pontos de luz, R$160. Citrine Concept
11 - Batom Líquido Matte Ultra HD – cor HD Addiction, R$ 65,90. Revlon
12 - kit vinho Eniwine, a partir de R$ 399. Eniwine
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade