A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 24 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

54% dos usuários das periferias de SP aumentaram o uso de carros por app durante a pandemia

Por outro lado, indica a pesquisa, entre os meses de fevereiro e agosto as corridas feitas pela parcela mais rica caíram 42%

Bruno Hoffmann

04/09/2020 às 15:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avenida Radial Leste, na zona leste da capital paulista; uso de carros por app cresceu em alguns bairros

Avenida Radial Leste, na zona leste da capital paulista; uso de carros por app cresceu em alguns bairros | /Roberto Costa/Código 19/Folhapress

O uso do transporte por aplicativo por moradores dos bairros da periferia de São Paulo aumentou por conta da pandemia da Covid-19, de acordo com a pesquisa “Como as periferias se reconectam com a cidade”, realizada no fim de julho pela operadora 99.

Continua depois da publicidade

De acordo com o estudo, 54% dos moradores dessas regiões estão utilizando o transporte por aplicativo com maior frequência, e 46% dos entrevistados responderam que aumentaram o uso para evitar aglomerações e contaminação pelo coronavírus no deslocamento.

O levantamento também mostrou que 22% dos entrevistados não conseguiram cumprir o isolamento social no período de quarentena e precisou sair todos os dias para trabalhar. Outros 40% afirmaram já ter voltado efetivamente para as ruas nos últimos quatro meses, o que representa 62% das pessoas consultadas já se deslocando pela cidade.

Por outro lado, indica a pesquisa, entre os meses de fevereiro e agosto as corridas feitas pela parcela mais rica caíram 42%. “O que pode ser explicado pela possibilidade das pessoas com maior poder aquisitivo poderem aderir ao home office”, explicou a organização do estudo, em nota.

Continua depois da publicidade

Além disso, 82% dos respondentes das periferias de São Paulo sofreram impacto econômico significativo em suas finanças e afirmam que passaram a viver mais o próprio bairro, comprando e realizando serviços perto de casa, durante a pandemia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio, o estado de São Paulo apresentou 12,2% de taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano, porcentagem que se compara à média nacional.

A 99 investigou a mobilidade urbana durante a pandemia nos bairros da periferia de seis capitais brasileiras e identificou mudanças de comportamento entre os passageiros. Em São Paulo, foram entrevistados usuários de aplicativos nas regiões de Grajaú, Campo Limpo, Capão Redondo, Rio Pequeno, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Carrão, Vila Matilde, Cidade Tiradentes e Guaianases.

Mesmo diante do aumento da utilização dos apps no dia a dia, os deslocamentos para o trabalho na capital paulista ainda são realizados majoritariamente por meio de ônibus e de trem/metrô: 42% e 24%, respectivamente. Os carros por app respondem por 35% do uso.

Continua depois da publicidade

E, apesar de existir um desejo por meios de deslocamento que otimizem o tempo de locomoção (42%), tragam mais comodidade (32%) e evitem aglomerações (31%), o valor gasto com transporte por trajeto ainda é preponderante na escolha (46%) do transporte para fins profissionais.

Essa decisão é mais forte ainda entre os moradores do Grajaú e Brasilândia: 47% dos entrevistados consideram o valor do trajeto na hora de decidir seu deslocamento. Os bairros que mais usam app para o trabalho são Carrão e Vila Matilde (40%) e Brasilândia (38%) .

"A pesquisa reflete nosso compromisso para democratizar o acesso às cidades por meio do transporte. Antes da pandemia, a maioria das nossas corridas já ocorriam fora do centro expandido. Diante de um impacto econômico e social tão grande, vimos a demanda nas regiões periféricas crescer ainda mais. O aumento de viagens realizadas pelos quartis mais pobres das cidades é uma tendência por todo o Brasil. E, por isso, estamos focados em garantir soluções acessíveis e seguras para todos", explica a diretora de Comunicação da 99, Pâmela Vaiano.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados