Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Novo espaço reunirá acervo histórico com aviões icônicos e relíquias que contam a trajetória da aviação
Continua depois da publicidade
Museu terá exposições com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) | Divulgação/FAB
Entusiastas da aviação têm motivos para celebrar! Isso porque São Paulo ganhará o Museu Aeroespacial Paulista (Mapa), um centro dedicado à preservação e valorização da história da aviação no Brasil.
Continua depois da publicidade
O espaço será fruto de uma colaboração entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS) — criado pela família Amaro, fundadora da TAM Linhas Aéreas. O projeto promete ser um marco na memória aeronáutica do País.
Além da inauguração do novo museu, em breve São Paulo também receberá uma planta industrial para a produção de combustível sustentável para aviação.
Com um acervo composto por mais de 80 aeronaves, o MAPA exibirá itens tanto da FAB quanto do MAS.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques estão o emblemático Lockheed Constellation, que marcou a aviação comercial brasileira, e réplicas das invenções de Santos Dumont, como o 14 Bis e o Demoiselle.
Além das aeronaves, os visitantes terão acesso a relíquias históricas que ilustram a evolução da aviação nacional e internacional e exposições temáticas abordando o início da aviação no Brasil até os dias atuais.
O museu será erguido no espaço do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), próximo ao Campo de Marte. A escolha do local é simbólica, pois o Campo de Marte foi o primeiro aeroporto civil de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Embora a inauguração esteja prevista para os próximos três anos, o estudo de viabilidade deverá ser finalizado até março de 2025.
Enquanto isso, parte do acervo do Museu Asas de um Sonho continuará disponível para visitação em Itu, no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade