Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Famílias foram responsáveis por 60% da perda total de alimentos em 2022
Continua depois da publicidade
Incorporar pequenos hábitos no supermercado pode reduzir o descarte de comida | José Lazarete Júnior/FotoArena/Folhapress
O Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) revelou que domicílios em todo o planeta desperdiçaram mais de um bilhão de refeições a cada dia durante o ano de 2022.
Continua depois da publicidade
E, ainda segundo o Índice do PNUMA, um terço da humanidade enfrentou insegurança alimentar naquele ano.
Em números absolutos, isso significa que, somando-se todos os continentes, 783 milhões de pessoas passaram fome em 2022. O desperdício global ocorre principalmente dentro dos lares.
As famílias foram responsáveis por 60% da perda total de alimentos. Em média, foram 79 quilos de resíduos por habitante/ano.
Continua depois da publicidade
Isso que cerca de 733 milhões de pessoas ainda enfrentam a fome no mundo. São Paulo desperdiça 33 mil toneladas de alimentos anualmente e perdas de comida contribuem para 8% a 10% das mudanças climáticas.
Essa perda contraria as 17 metas globais da ONU, conhecidas como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que projeta a redução do desperdício alimentar pela metade até 2030.
Incorporar pequenos hábitos no supermercado pode reduzir o descarte de comida. Uma das principais sugestões é comprar porções menores, mesmo que isso signifique ir mais vezes aos pontos de venda.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade