Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Leito hospitalar em Sorocaba; cidade do interior paulsta intensifica medidas de combate à pandemia | /Reprodução/Facebook
A Prefeitura de Sorocaba, no interior paulista, anunciou medidas restritivas para escolas particulares, supermercados e postos de combustíveis, como o objetivo de intensificar as ações de combate à Covid-19, após a confirmação da identificação da variante de Manaus do vírus na cidade. As novas medidas foram publicadas em dois decretos na edição da última quarta-feira (24) do jornal oficial do município.
Continua depois da publicidade
"Estamos numa constate busca de alternativas que possamos implementar para resguardar vidas e garantir o bem-estar da população. Temos ouvido as experiências de representantes de diversos setores para definir ações emergenciais e que possam fazer a diferença em curto prazo, em paralelo com as medidas já adotadas para a melhoria do atendimento em saúde pública e para que não faltem leitos para pacientes de Covid-19 em Sorocaba", explicou o prefeito Rodrigo Manga.
Por um dos decretos, até o dia 30 de março ficam suspensas as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino privados de Sorocaba. Já as atividades administrativas e os serviços essenciais de manutenção de equipamentos de infraestrutura deverão ser realizados com escala mínima de profissionais e, quando possível, por meio remoto.
O outro decreto estabelece que os postos de combustíveis, incluindo lojas de conveniência e outros serviços, podem funcionar desde sexta-feira (26) de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h. Aos domingos, não deverá haver atividades nos postos. As medidas restritivas valem até o dia 4 de abril.
Continua depois da publicidade
Supermercados.
De acordo com a decisão da prefeitura, os supermercados deverão funcionar todos os dias, em horário diferenciado, das 7h às 22h, no período entre 26 de março e 4 de abril.
Nos três primeiros dias da nova medida, ou seja, em 26, 27 e 28 de março, a recomendação é que seja limitada a circulação de pessoas nesses locais a um membro por família. A contar do dia 29 de março, o cumprimento dessa medida passa a ser
obrigatório.
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada pela administração municipal em consenso com representantes do setor, em reunião, também na quarta-feira. O grupo de empresários se comprometeu em não dispensar seus colaboradores enquanto essa situação emergencial persistir. Também concordaram em elaborar, em conjunto com o Poder Público, uma campanha conjunta de comunicação para orientar os consumidores sobre as medidas restritivas de acesso, bem como sobre a necessidade de cada pessoa adotar hábitos preventivos individuais de combate ao novo coronavírus, seja dentro dos estabelecimentos como no dia a dia. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade