A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Saiba quais alimentos e dicas podem ajudar na hidratação da sua pele

Gazeta conversou com especialistas que deram dicas de como manter sua pele hidratada e saudável; saúde da pele é importantíssima

26/05/2023 às 16:26  atualizado em 01/02/2024 às 12:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O skin care é uma tendência importada da Coréia do Sul e é extremamente recomendada entre os dermatologistas

O skin care é uma tendência importada da Coréia do Sul e é extremamente recomendada entre os dermatologistas | Lookstudio no Freepik

Uma boa alimentação ajuda na hidratação da pele. Por isso, a reportagem da Gazeta listou alimentos e outras dicas que ajudam você a manter a pele saudável e nutrida. 

Continua depois da publicidade

1 - Figado e gema de ovo 

A nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Vitória Rios, disse à Gazeta quais alimentos são bons para a pele. “Os alimentos bons são ricos em vitamina A. Um exemplo disso são os de origem animal, como: fígado e gema de ovo. Eles são ricos em betacaroteno. Já alimentos de origem vegetal, podemos ressaltar: cenoura, tomate, abóbora, mamão", reforçou. 

2 - Laranja, limão e acerola

Continua depois da publicidade

A laranja, limão e acerola são outros alimentos que agem a favor do nosso corpo. A nutricionista explica: "esses alimentos são ricos em vitamina C e essa vitamina atua na síntese de colágeno.”

3 -  Feijão e lentilhas 

Outra fonte de alimentos que é boa para a pele é a das leguminosas, isso porque elas são ricas em minerais como: zinco, cobre, selênio. “Eles contribuem com a parte antioxidante. Grãos que são recomendados são feijão, lentilha, grão de bico e também castanhas, amêndoa, nozes, vegetais e cereais integrais", reforça Vitória Rios.

Continua depois da publicidade

4 - Limpeza de pele 

O skin care é uma tendência importada da Coréia do Sul e é extremamente recomendada entre os dermatologistas. A Gazeta conversou com o José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e diretor clínico da clínica Dermagynus que disse: "nosso corpo é formado por 70% de água. E a água também é importante na pele", iniciou o bate papo. 

"Uma pele desidratada é uma pele fraca, é uma pele sem defesas, sendo propícias a infecção, eczemas, a coceiras e um envelhecimento mais acelerado. Por isso que indicamos a hidratação no corpo todo. Mas  quando se trata da hidratação do rosto, o melhor momento para hidratá-la através do skin care é depois do banho. Sendo que o banho deve ser morno e rápido porque o banho quente demorado também leva a desidratação", completou José Roberto Fraga Filho. 

Continua depois da publicidade

O médico ainda dá dicas de como fazer o passo a passo. “Começamos lavando, depois hidratando e por último passando o protetor solar adequado pro seu tipo de pele", pontua o dermatologista entrevistado pela reportagem. 

Ele ainda ressalta que o uso do protetor solar é indispensável. “O protetor solar é muito importante por ser o que faz a pele menos envelhecer, por isso recomendamos que todos os pacientes usem o protetor solar de domingo a domingo, inclusive em ambientes fechados", finalizou José Roberto Fraga Filho. 

5 - Alimentos que são inimigos da pele 

Continua depois da publicidade

A nutricionista Vitória Rios alerta que alguns alimentos podem ser evitados ao cuidar da pele, entre eles, o leite. “Pessoas com predisposição genética a acne podem ser sensíveis à proteína do leite. Então, um elevado consumo de lácteos e whey nessas pessoas, pode ser um fator para desenvolver acne por essa proteína estimular o aumento das células sebáceas”, reforça. 

O açúcar também pode ser um inimigo da sua pele. “Uma alimentação com excesso de açúcar pode desencadear acne em pessoas com mais pré disposição”, finaliza Vitória Rios. 

*Estagiária, sob supervisão de Matheus Herbert. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados