Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O dia nacional do café é nesta quarta-feira e a Gazeta traz dicas e cuidados para você tomar a bebida mais consumida do mundo de maneira consciente
24/05/2023 às 11:03 atualizado em 16/04/2024 às 17:20
Continua depois da publicidade
Dia Nacional do Café é comemorado nesta quarta-feira; bebida é a mais consumida do mundo | Café Senivpetro/Freepik
O café é o gás para muitas pessoas começarem o seu dia com ânimo, mas ingerir em excesso pode trazer malefícios. Na comemoração do dia Nacional do café, celebrado nesta quarta-feira (24), a reportagem da Gazeta traz os males e benefícios da bebida mais consumida do mundo.
Continua depois da publicidade
Malefícios
Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro toma em média 3 a 4 xícaras de café por dia. Por isso, profissionais alertam sobre o problema de um consumo desenfreado da bebida. "A ingestão da cafeína pode gerar efeitos colaterais, como: efeito ansiogênico e distúrbios do sono. Públicos que devem ter cuidado com a substância: crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com transtorno de ansiedade e pessoas com irritações no estômago”, diz a nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo),Vitória Rios.
Benefícios
Continua depois da publicidade
Assim como malefícios, o café tomado na medida ideal traz benefícios para quem o ingere de maneira saudável. “Os efeitos podem ser benéficos para a melhora do desempenho de resistência em esportes e treinamento de força. Além disso, também para a melhora do desempenho cognitivo”, complementou Vitória Rios.
Quanto devo tomar?
Já quem pratica esporte, o consumo do café pode ser um aliado para o treino. A nutricionista Vitória Rios diz que existe uma recomendação para este grupo. “Uma dose de cerca de 3-6 mg/kg de peso corporal, pode ser usada cerca de 60 minutos antes do treino”, pontualiza.
Continua depois da publicidade
Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere uma ingestão de 200 mg de cafeína por dia, cerca de 2-3 xícaras de café como ideal para o dia a dia do Brasileiro.
Quer reduzir o consumo?
É normal muitas pessoas se queixarem do vício em si do café. "Quando ingerimos café também ingerimos uma substância chamada cafeína, no nosso organismo ela tem a capacidade de se ligar aos receptores de uma substância chamada adenosina. Essa ligação faz com que a cafeína proporcione a sensação de estado de alerta, reduzindo a sensação de sono e de fadiga", reforça Rios.
Continua depois da publicidade
Por isso há quem opte por cortar o consumo do café da rotina. “Para quem está buscando reduzir o consumo de café, há como sugestão a redução gradual e experimentar trocar pelo descafeinado. Uma forma saudável de tomar o café é com moderação e tomando cuidado com a quantidade de açúcar ou adoçante que muitas vezes é adicionado no café, e ter o cuidado para a água que é feita o café não seja fervida, para que não perca seus nutrientes e fique muito amargo", finaliza a especialista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade