Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Na próxima sexta inicia a declaração do Imposto de renda de 2024; data gera dúvidas sobre como declarar
12/03/2024 às 17:30
Continua depois da publicidade
Na próxima sexta-feira (15) inicia a data de declaração do imposto de renda de 2024, a data gera dúvidas sobre como declarar | Governo do Estado de São Paulo
A data de prestar contas à Receita Federal está chegando, e tomar a decisão entre a declaração completa e simplificadas é muito importante. A escolha é diretamente relacionada à quantidade de gastos dedutíveis - quanto mais expressivos os valores das deduções o modelo completo se torna mais vantajoso.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O diretor da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, destaca a importância de entender as duas modalidades
"Hoje, o próprio programa de entrega da declaração de Imposto de Renda avalia automaticamente qual opção é mais vantajosa, seja a declaração completa ou simplificada. No entanto, é crucial entender o que pode ser dedutível ou não para ter uma visão real sobre a melhor opção", esclarece Domingos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Muitos fatores favorecem a opção de modelo completo, principalmente para os que têm filhos como dependentes e arcam com despesas relacionadas à educação, saúde e previdência privada.
Após preencher as informações deve se verificar o canto inferior esquerdo da tela e ver qual das modalidades é a mais vantajosa. Se é o modelo completo ou simplificado.
Continua depois da publicidade
Saiba quando começa a restituição do Imposto de Renda 2024
Declaração Simplificada
O modelo simplificado presume um desconto de 20% sobre a base do cálculo de imposto, limitando a R$ 16.754,34 da renda. É um desconto fixo, independentemente das despesas ao longo do ano. É uma boa opção para todas as faixas de renda.
Continua depois da publicidade
Importante lembrar que no início o modelo simplificado é o mais vantajoso, porém é fundamental informar todos os gastos compráveis para avaliar a opção mais interessante completa ou simplificada.
Declaração Completa
O modelo completo considera deduções reais inseridas pelo contribuinte, como áreas de saúde, previdência e educação. Com relação a gastos em saúde não existe um teto estabelecido pela legislação.
Richard ainda destaca a importância de comprovar todos os gastos ao escolher o modelo completo
Continua depois da publicidade
"Se o serviço de saúde foi prestado por pessoa física, é necessário o recibo. Se for uma pessoa jurídica, a nota fiscal é fundamental. Todos os comprovantes devem ser guardados por seis anos ou mais"
Uma questão importante é que o contribuinte só pode deduzir despesas médicas suas ou de seus dependentes, excluindo pais e cônjuges que não sejam dependentes.
Continua depois da publicidade
Principais deduções pelo Modelo Completo, segundo especialista:
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade