A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Gratuito: consulte seu score e saiba se seu nome está 'sujo' no SPC

A Gazeta testou duas formas gratuitas de realizar a consulta de apontamentos em um CPF

21/09/2022 às 16:03  atualizado em 21/09/2022 às 16:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os serviços gratuitos oferecem informações completas sobre o perfil financeiro do consumidor

Os serviços gratuitos oferecem informações completas sobre o perfil financeiro do consumidor | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O endividamento das famílias com carnês e cartões de lojas de varejo avançou em agosto, alcançando o índice de 19,4%, segundo reportagem da "Agência Brasil". Já a inadimplência atingiu 29,6% do total de famílias no País, sendo o maior patamar desde o começo da série histórica em 2010.

Continua depois da publicidade

Diante desses dados, divulgados no último dia 5 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), muitos consumidores procuram consultar seu score - medida que representa a adimplência - e também saber se há apontamento de dívidas em seus nomes. Confira duas formas gratuitas de fazer esta consulta:

Como consultar o nome no SPC gratuitamente

A empresa Boa Vista Serviços, antes mais conhecida pela sigla SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) lançou um serviço gratuito que revela o score do consumidor e também a eventual existência de dívidas registradas em seu nome. 

Continua depois da publicidade

Consulta de nome junto ao SPC é gratuita e revela também o score do consumidor

Consulta de nome junto ao SPC é gratuita e revela também o score do consumidor. Imagem: Divulgação

O serviço pode ser acessado por meio do site https://www.consumidorpositivo.com.br ou por aplicativo, ambos gratuitos. Após um cadastro, o consumidor tem acesso ao seu score, que é medido em uma nota de zero a 1 mil. Além disso, são mostradas todas as dívidas que o cliente tem em seu nome, incluindo cartões de crédito, parcelamentos e outros. 

É importante lembrar que, mesmo que a dívida não tenha sido apontada como em atraso, ainda assim o serviço irá mostrá-las para fins de controle pessoal. As dívidas que tornam o "nome sujo" junto ao SPC também serão informadas ao consumidor.

Continua depois da publicidade

Como consultar gratuitamente dívidas em seu nome junto ao Banco Central

Outra forma de consultar dívidas registradas em um nome ou CPF é por meio do Banco Central do Brasil. O Bacen disponibiliza um serviço gratuito para que consumidores possam consultar sua situação junto às instituições financeiras em operação no Brasil. Chamado de Registrato, o serviço gera um relatório com todos os eventuais apontamentos financeiros que o consumidor possui em seu histórico. 

Veja o passo a passo de como obter seu relatório:

Continua depois da publicidade

1 - Para consultar seu relatório acesse o site https://acesso.gov.br e realize seu cadastro se certificando de obter o nível de segurança prata ou ouro. Para isso, você deve realizar o acesso por meio do seu banco, conforme imagem abaixo:

Consulta de eventuais dívidas no nome - passo 1. Imagem: Reprodução
 

2 - Uma vez obtendo nível prata ou ouro junto ao Gov.br, acesse o site do Bacen em https://registrato.bcb.gov.br e realize o login por meio do seu acesso Gov.br:

Consulta de eventuais dívidas no nome - passo 2. Imagem: Reprodução
 

3 - Escolha a opção "Solicitação de Relatórios" e depois "Empréstimos e financiamentos":

Continua depois da publicidade

Consulta de eventuais dívidas no nome - passo 3. Imagem: Reprodução
 

4 - Escolha o período de tempo que deseja compreender no relatório e clique na opção de gerar relatório. Se preferir poderá baixar o documento.

Consulta de eventuais dívidas no nome - passo 4. Imagem: Reprodução
 

O sistema irá gerar um relatório completo com todas os compromissos financeiros registrados em nome do consumidor. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados