Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Gazeta selecionou cinco sites para criação de currículo sem pagar nada | Marcelo Camargo/Agência Brasil
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil possuía, em junho deste ano, 10,1 milhões de desempregados. Aqueles que dia-a-dia saem em busca de uma nova colocação formam um grupo que enfrenta diversas dificuldades, entre elas, a falta de familiaridade com computador para criar um currículo. Mas alguns sites podem ajudar a criar um currículo sem cobrar nada por isso. Conheça abaixo algumas dessas plataformas.
Continua depois da publicidade
Este site é uma ferramenta que ajuda pessoas sem grande conhecimento de design a criar diversos tipos de materiais de comunicação, incluindo currículos profissionais. Para isso, ao entrar no site, o usuário deve usar a barra de busca, na parte superior, para encontrar os modelos de currículo disponíveis. Depois é só escolher aquele que mais agrada e começar a digitar seus dados pessoais.
Depois de criar o currículo no site é preciso clicar no botão "Compartilhar" para salvar o documento no computador depois poder imprimi-lo. O documento é gerado com um nome aleatório, por isso é recomendável alterar o nome antes de enviá-lo ao recrutador.
Continua depois da publicidade
O Infojobs é um site de busca de empregos gratuito, mas que também pode ser usado como uma ferramenta para criação de currículos sem custo. Para isso, basta fazer um cadastro no site, entrando com seus dados profissionais. Ao final do cadastro o usuário deve acessar o menu lateral, clicar na opção "Meu currículo", depois em "Currículo completo" e, por fim, clicar na opção "Imprimir".
Continua depois da publicidade
Um site dedicado à criação de currículos de forma gratuita. Esta é a proposta do Toda Carreira. O processo de criação do documento é intuitivo, pois logo na primeira página o usuário já pode inserir seus dados profissionais. Após preencher as informações solicitadas, o sistema oferece a opção de visualizar e salvar o currículo criado.
O Linkedin é uma rede social totalmente voltada para fins profissionais. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário cria um perfil com foto que pode ser usado para se relacionar com amigos, colegas de trabalho e possíveis recrutadores. Mas este cadastro, na verdade, já pode ser usado como um currículo.
Continua depois da publicidade
O registro inicial no site é intuitivo e dinâmico. O novo usuário é convidado a responder algumas perguntas sobre seu histórico profissional e educação e, ao final, o currículo estará pronto para impressão. Para isso, basta que o usuário clique sobre sua própria foto para acessar o perfil criado. Depois, é preciso procurar pelo botão "Mais", que irá liberar a opção "Salvar como PDF". Esta última função irá gerar um currículo em formato PDF prontinho para ser enviado para recrutadores e empresas.
O site americano Indeed é uma das maiores plataformas de busca de emprego gratuitas do mundo. É possível criar um currículo neste site em poucos passos, sendo o primeiro deles o cadastro de um email válido. Após a confirmação do endereço de email, o candidato pode completar seu cadastro informando seus dados profissionais. Depois de tudo preenchido, o usuário deve acessar seu perfil, clicar no botão de "Editar", depois na opção "Público" e por último em "Baixar meu currículo Indeed".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade