Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Casos de insônia têm aumentado principalmente entre jovens, atrapalhando a rotina; especialista alerta sobre os riscos e dá dicas
19/05/2023 às 11:35 atualizado em 01/04/2024 às 20:14
Continua depois da publicidade
Vários brasileiros estão com dificuldade de dormir | rawpixel.com/Freepik
A insônia está sendo uma queixa recorrente aos pacientes que procuram psicólogos e psiquiatra. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a dificuldade de dormir, e isso se deve a vários fatores como alimentação e rotina. A Gazeta separou algumas dicas para você ter uma boa noite de sono.
Continua depois da publicidade
1. Durma no mínimo 5 horas
A Gazeta conversou com o psicólogo Massimo Mazzoni, especializado em neuropsicologia e medicina comportamental, que contou que o indicado é dormir 8 horas por noite. Ele frisa que “nem pra todas as pessoas essa média é funcional, cada indivíduo pode entender melhor como aproveitar melhor a noite de sono e se sentir satisfeito com esse tempo particular de sono dormido”.
2. Evite comer alimentos pesados
Ao comer alimentos pesados antes de dormir, podemos dificultar nossa noite de sono pois quase não gastamos energia durante a noite, por isso, há um maior acúmulo de calorias. Ao comer, a energia que seria renovada na noite de sono irá para a fazer a digestão. Além disso, ingerir alimentos muito pesados durante a noite influencia no desenvolvimento de diversas doenças como a diabetes, hipertensão e, até mesmo, aumenta os riscos de um infarto.
3. Opte por músicas leves
Ao ouvir músicas que produzem frequência leves você irá conseguir induzir o sono de maneira mais rápida, isso porque o cérebro responderá e entrará em harmonia com a melodia.
Continua depois da publicidade
4. Se atente as roupas
Suas vestimentas podem estar influenciando na insônia. Ao dormir com roupas que não são confortáveis e tecidos que gerem desconforto, você pode estar atrapalhando o seu cérebro de descansar. Massimo Mazzoni indica tecidos como algodão para a noite de sono.
5. De olho no colchão
A cama que você dorme influencia diretamente seu sono. Massimo diz que "é importante a pessoa fazer uma pesquisa e considerar o tamanho e o peso, pois isso pode fazer uma diferença na densidade do colchão”.
6. Desligue os aparelhos eletrônicos
Celular, computador ou TV são inimigos de uma boa noite de sono esses aparelhos excitam o nosso cérebro a continuar em alerta. O indicado é 1 hora antes de dormir desligar esses aparelhos que emitem luz ou barulho e ir relaxando aos poucos.
Continua depois da publicidade
7. Fuja de academia
Atividades intensas é algo que o especilista não indica. "O corpo precisa de descansaso da noite isso até por conta da melatonina fazer o efeito necessário no organismo”, reforça Mazzoni.
Ao fazer atividades físicas antes de dormir, o corpo não tem tempo de relaxar.
8. Procure um especialista
Outros fatores podem dificultar o acesso ao sono, como a queixe de apneia, depressão, transtornos de ansiedade e por isso se ao seguir as dicas os sintomas persistirem procure um médico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade