Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ela receberá o troféu das mãos do Padre Júlio Lancellotti, ganhador no ano anterior
16/09/2023 às 17:00
Continua depois da publicidade
Ela receberá o troféu das mãos do Padre Júlio Lancellotti, ganhador no ano anterior. | Divulgação
Conceição Evaristo é a vencedora do Prêmio “Intelectual do Ano” – Troféu Juca Pato de 2023, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). Ela receberá o troféu das mãos do Padre Júlio Lancellotti, ganhador no ano anterior.
Continua depois da publicidade
Conceição Evaristo, que publicou em 2022 o livro Canção para ninar menino grande, concorreu com a escritora Maria Vilani, a jornalista e escritora Marilene Felinto, o músico e escritor Martinho da Vila e o escritor Pedro Bandeira. A votação foi realizada de maneira online pelas sócias e sócios da UBE. No livro, a vencedora do Juca Pato narra as relações amorosas de mulheres negras com o personagem Fio Jasmim e a rede de afetos decorrente dessas relações.
O Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Já foram laureados escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.
O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.
Continua depois da publicidade
Em 2022, o vencedor foi o Padre Júlio Lancellotti, que publicou no ano anterior o livro Tinha uma pedra no meio do caminho, obra em que relata sua experiência com moradores de rua.
O ganhador em 2021 foi Laerte Coutinho, autora de Laerte Total, três volumes que reúnem cronologicamente todas as suas tiras, cartuns, histórias em quadrinhos, personagens e ilustrações. Em 2020, o laureado foi Ailton Krenak, que escreveu Ideias para adiar o fim do mundo. Em 2019, quem levou o prêmio foi Ignácio de Loyola Brandão, autor de Não Verás País Nenhum.
O Troféu Juca Pato é uma homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.
Continua depois da publicidade
UBE
A UBE, sociedade civil fundada em 1958, luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho é o seu atual presidente.
Desde sua fundação, resultante da fusão entre a Sociedade Paulista de Escritores e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, a UBE tem se manifestado pela manutenção e fortalecimento dos princípios republicanos que devem nortear o país. Promove encontros virtuais e presenciais com escritores de relevante importância para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como utiliza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade