A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Brasileiros não querem, ou não podem, gastar muito no Dia das Mães!

Itens de vestuário, perfumes e cosméticos devem liderar os presentes para as mães no domingo. Confira uma seleção de produtos para ajudar os atrasados

Gladys Magalhães

12/05/2023 às 14:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nos shoppings, tíquete médio de presentes deve ser de R$ 198

Nos shoppings, tíquete médio de presentes deve ser de R$ 198 | Pexels /Porapak Apichodilok/ CreativeCommons

O segundo domingo do mês de maio é reservado no Brasil para comemorar o Dia das Mães, data criada por meio do decreto 21.366, assinado por Getúlio Vargas, em 1932. Em 2023, a celebração acontece no domingo (14) e deve ser um dia marcado pelas lembrancinhas.

Continua depois da publicidade

Segundo levantamentos divulgados por diversos institutos de pesquisas, itens de vestuário, perfumes e cosméticos devem ser os mais ofertados pelos filhos e parceiros às mães. Isso porque são itens com menor valor agregado e menos dependentes de crédito, cujos juros estão altos.

“A área de vestuário segue como um dos principais itens para presentear as mães, com 57,7% das intenções. Presentes pertencentes à área de beleza, além de joias e bijuterias, continuam sendo lembrados para as mães, e perfazem cerca de 61,5% das intenções de compras. Em paralelo, a pesquisa aponta para importantes reduções nas áreas de móveis e eletrodomésticos, além dos “digitais”, que juntos alcançam cerca de 36,2%, ante quase 73,0% registrados na pesquisa de 2022”, relata o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que ouviu consumidores de todo o Brasil.

"Essa importante mudança pode estar associada ao retorno das atividades presenciais, reduzindo a prática do home office e a permanência no lar, e também pode indicar a menor disposição a comprar itens mais caros, dado o menor crescimento da renda e o encarecimento do crédito", avalia Ulisses.

Continua depois da publicidade

Cerca de metade dos consumidores não vai presentear
Ainda conforme o levantamento da ACSP, 51,8% dos brasileiros pretendem comprar algo no Dia das Mães. Entretanto, quando observada a pesquisa do Reclame Aqui, realizada no início de maio, com 10,7 mil consumidores, 54% diziam que não iriam presentear e 30% ainda estavam em dúvidas.

“Embora ainda haja quem não decidiu, 54% já apontaram que não irão comprar presentes; e, destes, 14% apontam a alta dos preços afetados pela inflação como principal motivo - o mesmo que em 2022 fez muita gente também não ter aberto a carteira. Mas ainda existem 16% que sim, irão presentear. E a tendência, assim como no ano passado, é que a preferência por perfumaria e produtos de beleza, além de roupas e calçados, juntos, chegue a 54,4% dos consumidores”, disse, por meio de nota, o Reclame Aqui.

Shoppings
Se quando considerados todos os consumidores, o otimismo em relação ao Dia das Mães 2023 não está nas alturas, os shoppings estão mais confiantes com a data. Ao menos é o que revela um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que espera crescimento de 7,6% nas vendas para o Dia das Mães.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Associação, a data deve movimentar R$ 5,7 bilhões nos shoppings de todo o Brasil, porém o tíquete médio deve ser igual ao do Dia das Mães de 2022, aproximadamente R$ 198.

Novamente, assim como nas pesquisas citadas anteriormente, itens de perfumaria e cosméticos, vestuário e calçados, além de joalheria, estão entre os mais citados para presentear as mães.

“A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo no Dia das Mães, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Continua depois da publicidade

E você, já comprou presente?
Se você está entre os que ainda estão na dúvida se compram ou não um presente para a matriarca, ou se já decidiu que vai comprar, mas deixou para a última hora, confira a seguir algumas opções.

Presentes dia das MãesDivulgação/ Arte Gazeta

1 - Kit Giovanna Baby Dia das Mães. Contém body splash e sabonete vegetal. A partir de R$ 42,90 no site da Giovanna Baby;

2 - Blush Negra Rosa. A partir de R$ 25,00 no e-commerce Negra Rosa, Belong Be e Lojas Renner;

Continua depois da publicidade

3 - Bolsa Tote marrom. A partir de R$ 129,99, na Marisa.

4 - Kit Inverno da Bravir. Composto de um Laby S.O.S Regenador labial FPS 15, um Aldermina creme hidratante para pés, um Óleo de Amendoas Bravir 100ml e um massageador portátil. A partir de R$ 52,99, no site da Bravir;

5 - Combo Câmera Instantânea Fujifilm Instax Mini 11 e Pink Lemonade 10 Fotos. A partir de R$ 499, na Fujifilm;

Continua depois da publicidade

6 - Livro “Uma questão de Química”, de Bonnie Garmus, Editora Arqueira. Traduzido para 35 idiomas, o livro conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária. A partir de R$ 36,00, na Livraria da Vila;

Presentes de Dia das MãesDivulgação/ Arte Gazeta

7 - Orquídea Phalaenopsis 11 Flores Azul Pote. A partir de R$ 82,90, na Leroy Merlin;

8 - Garrafa Térmica com difusor 500 ml, Evo Design. A partir de R$ 148,85, na loja virtual da Evo Design;

Continua depois da publicidade

9 - Tênis de corrida Cloudrunner. A partir de R$ 899, na On Running;

10 - Relógio Tommy Feminino. A partir de R$ 156, na loja da Vivara no Outlet Premium São Paulo;

11 - Pijama Lexy. A partir de R$ 198,00, na Mundo do Enxoval.

Continua depois da publicidade

*Preços pesquisados entre 01 e 11 de maio de 2023 e sujeitos à alterações.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados