Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Agricultor passou para o posto de homem mais velho após morte de britânico, que também tinha 112 anos
Continua depois da publicidade
João Marinho Neto e sua família | Arquivo Pessoal
João Marinho Neto, um agricultor brasileiro de 112 anos, residente em Apuiarés, no Ceará, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo, de acordo com o ranking da LongeviQuest.
Continua depois da publicidade
O título foi atualizado após o falecimento do britânico John Tinniswood, que ocupava a posição. John faleceu no dia 5 de novembro.
João nasceu em 5 de outubro de 1912, na cidade de Maranguape, no Ceará, em uma família de fazendeiros. Ainda na infância, mudou-se para Apuiarés, onde vive até hoje.
Até abril deste ano, ele já era considerado o homem mais velho da América Latina, mas, agora, se tornou oficialmente a pessoa com mais idade no mundo.
Continua depois da publicidade
Ao longo da vida, João trabalhou com agricultura, plantando milho e feijão, além de criar gado, cabras e galinhas.
Ele foi casado duas vezes. A primeira união foi com Josefa Albano, com quem teve quatro filhos. Após a morte dela, em 1994, aos 74 anos, João se casou novamente com Antonia Rodrigues. Com ela teve três filhos.
Assim, João tem sete filhos, além de ser avô de 22 netos e bisavô de 15 bisnetos.
Continua depois da publicidade
Além de João, há brasileiras que se destacam no ranking mundial de longevidade. Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, é a segunda pessoa mais velha do mundo, enquanto Izabel Rosa Pereira, com 114 anos, ocupa a 9º posição.
Veja também como foi o encontro entre a mulher mais alta do mundo e a mais baixa.
O ex-titular de pessoa com mais idade, John Tinniswood, era natural de Liverpool e sido reconhecido pelo Guinness World Records em abril de 2023.
Continua depois da publicidade
Durante anos, John ficou conhecido por receber cartões de aniversário da rainha Elizabeth II, que era 14 anos mais jovem que ele e faleceu em 2022.
Tanto João quanto John nasceram em 1912. Assum, viveram em um período marcado por acontecimentos históricos, como duas guerras mundiais e duas pandemias globais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade