Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Só em São Paulo a operação Bérgon cumpre 9 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão temporária
Continua depois da publicidade
Computador | /John Schnobrich/Unsplash
Suspeitos de cometerem crimes de racismo e antissemitismo nas redes sociais são alvo da Operação Bérgon, deflagrada na manhã desta quinta-feira nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro. O trabalho também contou com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Continua depois da publicidade
Houve cumprimento de 31 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária. Somente em São Paulo foram nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. As informações são do Ministério da Justiça.
Segundo investigações, os suspeitos estariam disseminando ódio nas redes sociais e dispostos a praticar atos de violência, como lesões corporais e até homicídios contra as vítimas.
Os investigadores das polícias tiveram conhecimento das ocorrências a partir do trabalho coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas, que contou com o compartilhamento de informações e a colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, como parte de cooperação policial entre autoridades norte-americanas e brasileiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade