Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Aprovado pela Anatel, edital para o leilão será analisado pelo TCU; tecnologia permite tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão 4G
Continua depois da publicidade
Tecnologia 5G trará diversas mudanças de como as pessoas lidam com os aparelhos móveis | /Yura Fresh/Unsplash
O edital para o leilão do 5G foi aprovado na quinta-feira (25) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também decidiu pela obrigatoriedade da adoção imediata do padrão em formato standalone, o que demanda a implantação de uma rede independente do atual 4G. Com isso, a tecnologia do 5G estará disponível em todas capitais brasileiras até julho de 2022. O edital agora será encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com informações da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
“A tecnologia do 5G é um catalizador de novas tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade mista”, disse nesta sexta-feira (26) o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, durante entrevista coletiva para falar sobre a aprovação do edital. “É um guarda-chuva que potencializa e envolve varias outras tecnologias”, acrescentou.
A tecnologia 5G é um novo padrão para dispositivos móveis que trará mudanças tanto quantitativas quanto qualitativas na forma como as pessoas utilizam esses aparelhos, permitindo novas funcionalidades e um incremento significativo do número e da velocidade das conexões. Essa tecnologia permite, por exemplo, o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G), além de ser mais estável.
Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e da chamada Internet das Coisas (IoT).
Continua depois da publicidade
A expectativa é que o TCU conclua a análise do edital até o fim do primeiro semestre. O edital aprovado prevê a licitação de radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Segundo a Anatel, a liberação dessas frequências vai proporcionar maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes.
O Senado Federal pretendeinstaurar uma comissão para acompanhar a implantação da nova tecnologia no País na semana que vem.
A proposta também estabelece obrigações de cobertura para as operadoras que arrematarem os blocos, entre as quais estão a necessidade de investimentos para oferecer a tecnologia 4G ou superior e também backhaul (redes de acesso) em áreas sem ou com pouca cobertura do serviço.
Continua depois da publicidade
Em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite para implantar o 5G é julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil, julho de 2026 e, naqueles com população acima de 100 mil, em julho de 2027.
A previsão é que 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e 100% até dezembro de 2029. A Anatel também determinou que a faixa de 6 gigahertz (GHz) seja totalmente usada para a melhoria dos equipamentos de internet de banda larga sem fio Wi-Fi no Brasil, o chamado Wi-Fi 6E.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade