Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Além da planta de Taubaté, a Ford fechará a fábrica de Camaçari. A fábrica da Troller vai encerrar as atividades até o fim deste ano | Divulgação
Nesta segunda-feira (11), a Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. A empresa vai encerrar as atividades nas unidades de Camaçari (BA), onde produz os modelos Ka e EcoSport, Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, e da Troller (Horizonte, CE) neste ano. A montadora está no País desde 1919.
Continua depois da publicidade
O Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo vão continuar operando.
Agora, segundo a Ford, o País passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai.
Em nota, a empresa informou que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil e acrescentou que a pandemia agravou a situação. “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável", afirmou, em nota, Jim Farley, presidente da Ford.
Continua depois da publicidade
A Ford estima que 5 mil funcionários serão impactados no Brasil e na Argentina – no país vizinho, no entanto, as unidades de produção serão mantidas. Ao todo, a empresa tem hoje 8.000 funcionários no Brasil.
Em decorrência desse anúncio, a Ford prevê um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021.
Aproximadamente US$ 1,6 bilhão será relacionado ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 2,5 bilhões impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.
Continua depois da publicidade
São Bernardo do Campo
Em 2019, a Ford encerrou a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (ABC), que foi vendida para a Construtora São José. Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta e desistiu do mercado de caminhões na América do Sul.
*Com informações de Folhapress
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade