A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Veja o teste-drive do A5 Sportback Quattro S Line

Os sedãs médios importados da Alemanha incorporam novos itens de segurança, tecnologia e conforto

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Audi A5 Sportback Quattro S Line

Audi A5 Sportback Quattro S Line | Divulgação

O A5 Sportback Quattro S Line avaliado era completo, com todos os opcionais.

Continua depois da publicidade

Teto solar elétrico panorâmico, o ar-condicionado de três zonas e volante esportivo multifuncional com “paddles shifts” e base aplanada são itens de série no sedã com estilo cupê da Audi, mas os vistosos bancos dianteiros esportivos elétricos com função de memória para o do motorista, o console central em preto brilhante e soleiras das portas com insertos em alumínio ficam por conta do pacote opcional S Line.

O modelo preserva basicamente as linhas horizontais internas da segunda geração do A5 Sportback, apresentada mundialmente no final de 2016 e que chegou ao Brasil no ano seguinte. A elegância sóbria e o elevado padrão de acabamento aparecem em vários detalhes.

O destaque do painel de instrumentos é o multimídia com tela de alta resolução tem 10,1 polegadas sensível ao toque MMI, com sistema de navegação nativo. Seus gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é bem intuitiva. Atrás do volante fica o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações.

Continua depois da publicidade

Primeiras Impressões

A apresentação dinâmica do A5 Sportback Quattro foi feita no Campo de Provas da Goodyear, localizado na cidade de Americana, distante 110 quilômetros da capital paulista.

O circuito da marca de pneus norte-americana oferece diversos tipos de pistas, inclusive uma com uma lâmina de água, específica para testes de aderência em curvas.

Apesar de breve, a avaliação permitiu perceber porque a tração integral “Quattro” – que deixou de equipar desde 2021 as versões comercializadas no Brasil do sedã médio e do sedã-cupê – realmente fazia falta aos dois modelos.

Continua depois da publicidade

Sistema de tracionamento

O sistema de tracionamento criado pela Audi agrega mais controle e estabilidade do veículo e, por conta disso, é muito valorizado por quem gosta de acelerar forte.

Nas chicanes e nas curvas em alta velocidade do circuito da Goodyear, a tração integral do A5 Sportback fez o que era esperado e entregou uma estabilidade superior à das versões que contam somente com tração frontal.

A consistência dinâmica nos trechos sinuosos impressiona – o modelo quase parece trafegar sobre trilhos. O já conhecido motor 2.0 turbo FSI, com seus 204 cavalos de potência, mostrou a exuberância habitual.

Continua depois da publicidade

O elevado torque de 32,6 kgfm fica disponível em 1.450 rpm e garante arrancadas vigorosas em qualquer giro – o zero a 100 km/h pode ser feito em menos de sete segundos.

Transmissão de dupla embreagem

A transmissão de dupla embreagem, que combina a automação nas trocas com um princípio de funcionamento mais próximo dos câmbios manuais, mantêm sempre a marcha seguinte pré-engatada para garantir um funcionamento ágil e suave.

E como quem corre demais precisa saber parar rápido, os freios do A5 Sportback Quattro mostraram no teste que continuam a entregar a eficiência habitual dos sedãs da Audi.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados