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Automotor
É notável que depois de 25 de estrada, a picape ainda chame a atenção por onde passa, especialmente pelo seu novo design; confira a experiência
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Apesar de ter dois modelos, a Ultra e a Ranch, o primeiro se destaca pelo motor turbo; veja a experiência
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O interior da Strada Ultra tem tons escurecidos, com forração de bancos e painéis das portas com material que imita couro com costuras pespontadas em vermelho em todos os bancos (os dianteiros têm o nome "Ultra" nos encostos), no volante, nas portas e na forração da manopla de câmbio, regulagem de altura no banco do motorista, volante multifuncional com base achatada e tecla de acionamento do modo "Sport" vermelha no lado direito e um prático porta-objetos aberto acima do porta-luvas.
A ergonomia para pessoas com estatura mais elevada no banco traseiro é bem comprometida, pois não há muito espaço e os encostos são bastante verticalizados.
Fiat Strada Ultra/Gabriel Dias
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O sistema de multimídia Uconnet de 7 polegadas é um tanto acanhado e vai na contramão das grandes telas quase tablets encontrados na maioria dos novos modelos, de qualquer marca. No entanto, o sistema conta com pareamento de smartphones para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A multimídia reproduz bem as imagens da câmera de ré, sempre um auxílio a mais em uma picape com o vidro traseiro baixo e uma barra na horizontal de apoio do santantônio, prejudicando a visão pelo espelho interno.
O painel de instrumentos tem mostradores analógicos, um pequeno conta-giros do lado esquerdo, marcador de nível de combustível na direita e um grande velocímetro no centro, facilitando a leitura.
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Para verificar informações importantes sobre o funcionamento do carro, como temperatura do motor e pressão do turbo, o motorista tem de se conformar com uma pequena tela digital na parte central, que funciona como computador de bordo.
O sistema de ar-condicionado na Ultra é automático, digital e muito eficiente, refrescando rapidamente a cabine nos dias mais quentes.
No quesito mais importante na avaliação da Strada Ultra, o desempenho do motor T200 turbo, a picape compacta da Fiat passou com sobras. Com até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto, a Ultra desenvolve muito bem no asfalto.
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De acordo com a Fiat, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,8 segundos estando abastecida com gasolina e em 9,5 segundos com etanol, podendo chegar a 178 km/h com o combustível fóssil e a 180 km/h com o vegetal.
Quanto ao consumo, o Inmetro atesta 12,1 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol no ciclo urbano e 13,2 km/l e 9,4 km/l na estrada, respectivamente. Se o motorista quiser ter a picape mais na mão, é interessante comandar as mudanças de marchas de forma sequencial em borboletas atrás do volante ou na manopla do câmbio.
Nos "paddles shifters", fica bem mais instigante. A transmissão automática do tipo CVT com 7 marchas simuladas casa bem com o motor turbo, assim como a direção elétrica progressiva oferece suavidade nas manobras e "endurecimento" necessário quando a velocidade cresce.
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O modo "Sport" cumpre a função de deixar a picape mais "esperta". Porém, a caçamba vazia e a suspensão traseira com feixe de molas não permitem que o motorista sinta estar ao volante de um carro de passeio.
Nessas condições, a traseira da Strada teima em "ir embora" em curvas feitas acima da velocidade indicada, apesar do bom funcionamento do controle de estabilidade. E o sistema acaba sendo o salvador nesses momentos.
A Ultra agradou bastante em um ponto quase inesperado. Embora não seja equipada com pneus tipo mistos como na "irmã" Ranch, a Ultra se comportou admiravelmente em estradas vicinais, passando confiança para o motorista mesmo em trechos com muito pedregulhos e bastante cascalho. Isso porque o controle eletrônico de tração transfere a força de uma roda não muito apoiada para outra com mais tração do mesmo eixo.
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Fiat Strada Ultra/Gabriel Dias
No somatório de todos os panoramas, a Strada Ultra se sai bem, seja no trânsito conturbado das grandes cidades, na desenvoltura no asfalto e na confiança no campo. Outro destaque da versão turbinada da líder de vendas no país é sua beleza externa, um ponto crucial na hora da opção de compra para brasileiros, que valorizam muito esse quesito.
É notável que depois de 25 de estrada, a picape ainda chame a atenção por onde passa, especialmente pelo seu novo design. Impulsinada pelas duas versões turbo, a Strada é um duro golpe na concorrência.
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