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Automotor
Fique sempre de olho no manual do veículo e procure profissionais qualificados
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Não cometa essas erros ao cuidar do seu carro | Standret/Freepik
Dizem que de futebol e carro todo brasileiro entende. Isso é uma mentira para as duas afirmações. No caso dos carros, gostar não é sinal de entender. Muitos erros são cometidos na hora da manutenção do veículo, o que traz uma série de problemas no futuro.
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Aqui trazemos uma lista com erros que provavelmente você já cometeu ao cuidar do seu veículo. Fique atenção e não esqueça: a manutenção preventiva é fundamental em qualquer veículo.
Muita gente acredita que o filtro do óleo precisa ser trocado uma vez sim e outra não. Isso não é verdade. A mistura do óleo novo com o velho no interior do filtro vai fazer com que o antigo contamine o que você acabou de colocar, reduzindo suas propriedades e colocando em risco seu carro.
Um erro comum é comprar óleos lubrificantes com viscosidades diferentes daquela recomendada, principalmente quando o motor passa dos 100 mil km rodados. A viscosidade precisa ser sempre a mesma indicada no manual do veículo.
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Quem já fez essa “economia” de colocar detergente de cozinha no reservatório destinado ao limpador de para-brisas? Com o vento, a espuma do detergente pode se espalhar por outras partes do veículo, o que danifica a pintura. Use sempre aditivos específicos para o reservatório do limpador.
Se o motor do seu carro está superaquecendo é porque há algum tipo de problema. Não retire a válvula. Ela é fundamental para que o motor tenha durabilidade e se economize combustível.
A função da válvula é permitir que o combustível esquente e chegue na temperatura ideal de trabalho o mais rápido possível e assim controlar o fluxo de água no sistema de arrefecimento.
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Se o nível do fluido de freio estiver ficando baixo com frequência, é sinal de que algo está errado. Pode ser um vazamento nas pinças, no tambor ou nas linhas de freio. Ele não é um fluido consumível. Procure ajuda.
Se o nível do radiador estiver caindo com frequência, isso também é um indicativo de problema. Pode ser algo simples, como a vedação da tampa do reservatório. Mas também pode ser vazamento. Leve o veículo para um mecânico de confiança.
Tanto nos carros de câmbio manual quanto automático, a troca é necessária. Com o passar do tempo, o óleo vai perdendo suas propriedades, o que pode danificar a transmissão. Verifique no manual a periodicidade da troca.
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Este também precisa de atenção. O óleo da direção hidráulica precisa ser trocado a cada 40 mil km rodados ou dois anos. Não fazer essa manutenção coloca o carro em risco.
Há produtos específicos para cada tipo de manutenção no carro. Em caso de dúvida, verifique o manual do proprietário do seu veículo.
Fazer usos improvisados, como desengripantes para limpeza de TBI (corpo de borboleta) ou descarbonizante para limpeza de sensor, podem danificar o carro.
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