Entre em nosso grupo
2
Automotor
Uma boa observada no veículo diminui a chance do comprador cair em uma furada
Continua depois da publicidade
Comprar um carro usado tem seus riscos | senivpetro/Freepik
Comprar um carro zero quilômetro ainda é um sonho distante para muitos brasileiros, devido ao valor e as condições exigidas para esta aquisição.
Por isso, o mercado de seminovos e usados está sempre em alta no País. Seja em lojas especializadas, as populares “garagem”, ou para comprar carro de locadora, com suas lojas próprias.
Mas adquirir um veículo que já passou por outras mãos exige cuidados. O primeiro deles, é nunca fechar negócio impulsivamente. Você precisa levar todos os fatores em consideração, como preço, forma de pagamento, prazos, mas também condições do veículo e procedência.
Nunca se esqueça também de fazer uma consulta veicular. É um serviço que fornece informações sobre o histórico de um veículo, como multas, débitos, restrições e problemas.
A consulta mostra se o carro passou por recall, leilão, se esteve envolvido em sinistros e acidentes e indica se há gravames, como financiamentos ou penhoras, que impeçam a transferência.
Você também precisa conferir o estado de sete itens que podem indicar de cara se há problemas com o carro em negociação. Confira quais:
Se os pneus do carro estiverem gastos, eles precisam estar gastos por igual. Uma banda mais desgastada do que outra indica que o veículo está desalinhado ou com carroceria empenada.
Dê uma olhada no escapamento do carro. Se ele está com marcas pretas na saída, coloque o dedo. Se estiver oleoso, o veículo está queimando óleo. Procure também por outros tipos de vazamentos.
Puxa a vareta do óleo do carro. Se estiver com a marca bem baixa, o carro pode estar rodando com óleo embaixo há mais tempo. Se estiver esbranquiçado é sinal de que está entrando água no motor.
Confira se o motor não está demorando para ligar. Depois abra o capô e identifique se há algum ruído estranho. Barulhos incomuns podem indicar problemas, como defeito em correia.
Verifique a regulagem da embreagem, qual a última vez que ela foi trocada e se suas molas estão duras ou moles demais.
Durante o teste drive, ouça se o freio emite ruídos metálicos quando é usado. Isso pode significar que seus discos estão muito desgastados.
Itens como macaco, a chave de roda, o triângulo e o estepe estão são obrigatórios no veículo. Dê uma olhada se estão todos em ordem.
Entre no carro e veja se o ar-condicionado, vidros e travas elétricos estão funcionando corretamente. Veja se o volante e a manopla do câmbio não estão com desgaste excessivo.
O estofamento também sofre desgaste com o uso e deve ser observado com atenção. Leve em consideração na hora de fechar o valor, pois podem significar gasto extra depois da compra.
Se há princípio estiver tudo ok você pode prosseguir com a negociação. Muitos especialistas recomendam a contratação de um perito automotivo ou serviço de car hunter. Ele vai avaliar a parte estrutural, documental, estética, funcionamento mecânico, elétrico, se não foram cometidos erros na manutenção do carro, entre outros.
Caso o motorista não tenha como fazer essa contratação, pode levar o carro a um mecânico de confiança antes de fechar negócio. Seguindo todos esses passos, você poderá realizar a compra com mais segurança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade