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BYD Tan EV | Divulgação
Pouco mais de dois anos após seu desembarque no Brasil, o BYD Tan EV ganha um “facelift”, acompanhado de evoluções tecnológicas.
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O primeiro utilitário esportivo com sete lugares 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro, que foi o primeiro automóvel da BYD vendido para o público em geral no Brasil, recebeu uma modernização estética, especialmente na grade.
No Tan 2024, os olhares de quem entra no carro são imediatamente atraídos para o multimídia com sua imensa tela sensível ao toque de 15,6 polegadas com rotação elétrica – do porte de um laptop convencional. Como no modelo anterior, a maior parte dos comandos concentra-se na tela de “cinemão”.
Além dos recursos previsíveis, como portas de conexão USB e SD, sistema nativo de navegação GPS, câmera de 360 graus, controle de voz e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema de infoentretenimento do Tan oferece um inusitado karaokê (já presente em outros BYD), para distrair os passageiros em longas viagens.
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Dependendo da afinação e do humor dos usuários, o recurso de lazer pode tornar as viagens bastante divertidas ou absolutamente intermináveis. Depois de tirar os olhos do multimídia, é possível reparar nos materiais com aspecto de alta qualidade e no acabamento esmerado.
Nos bancos, que mais parecem poltronas, são duas opções de tonalidade de acabamento: marrom ou preto. O cluster digital de 12,3 polegadas é configurável e apresenta boa resolução. O Head-Up Display projeta dados do cluster na parte baixa do para-brisa, para facilitar a visualização.
O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O sistema de áudio Dynaudio Performance é exuberante, com potência de 775 Watts e 12 alto-falantes. O teto solar panorâmico de vidro deslizante ocupa toda a extensão do espaço interno.
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Iluminação interna nas portas e painel por leds com 32 opções de cores, internet 4G e serviço de nuvem e carregamento sem fio (Wireless) para celulares fazem parte dos itens disponíveis.
A tecnologia NFC (Near Field Communication) permite abrir, fechar e até mesmo ligar o veículo por intermédio do celular ou de um cartão, que se encaixa em uma carteira comum.
Os 2,82 metros de distância de entre-eixos se traduzem em espaço e conforto para os sete ocupantes. Contudo, os dois últimos lugares, da terceira fila, devem ser reservados aos mais jovens.
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O acesso a eles não é dos mais fáceis e requer boa flexibilidade, apesar dos bancos da segunda fileira poderem ser rebatidos e deslizados para a frente – os pneus enormes deixam o SUV bem alto, dificultando mais o acesso. Quem tiver mais de 1,80 metro também deve evitar viajar ali, pois bateria a cabeça no teto.
Mas há ar-condicionado automático de três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio e da traseira.
No teste de apresentação do Tan EV 2024 feito no campo de provas do Haras Tuiuti, localizado na cidade homônima distante 110 quilômetros da capital paulista, foi possível acelerar o SUV elétrico da BYD de forma bem mais vigorosa do que a prudência e a legislação permitem nas ruas e estradas brasileiras.
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Dirigido de um jeito bastante esportivo, nos modos “Comfort” e “Sport”, o SUV de sete lugares mostrou-se capaz de ganhar velocidade de forma espantosa para um veículo de mais de 2,5 toneladas.
As retomadas vigorosas proporcionadas pela entrega instantânea de 100% do elevado torque de 71,3 kgfm bastam para cativar qualquer motorista, mesmo os acostumados com os esportivos com motores a combustão.
O conjunto de dois motores elétricos leva o Tan EV a acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Apesar de inegavelmente empolgante, o desempenho é ligeiramente inferior aos 4,6 segundos obtidos pelo modelo anterior.
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Por conta das novas baterias, o peso total do veículo passou de 2.479 para 2.630 quilos. Todavia, continua a ser o SUV de sete lugares mais rápido do Brasil.
A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 190 km/h. Nos trechos sinuosos do circuito, percorridos em altas velocidades, o Tan exibiu uma estabilidade impressionante, apesar da altura elevada.
Como quem anda rápido precisa saber parar, a frenagem é otimizada por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.
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A frenagem regenerativa recarrega as baterias automaticamente sempre que o motorista freia ou tira o pé do acelerador.
Dotado de 15 sensores, entre câmeras e radares, o SUV da BYD vem equipado com mais de 30 recursos de segurança ativa, como o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora dispositivos para auxiliar e dar mais segurança ao motorista.
O modelo conta também com alerta de tráfego cruzado na traseira, que informa ao motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando.
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O LKS (Lane Keeping System) ajuda a manter o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. E o AEB (Automatic Emergency Braking) foi projetado para ativar automaticamente os freios se houver risco de o carro não parar a tempo no caso de uma colisão iminente.
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