Entre em nosso grupo
2
Automotor
Dotado de tecnologia híbrida, o Toyota RAV4 2023 desembarca no Brasil em versão única, a SX Connect Hybrid
Continua depois da publicidade
O conjunto de "powertrain" do novo RAV4 combina um motor 2.5 a combustão e mais três elétricos, com um total de 222 cavalos de potência | Divulgação
A Toyota confirma a chegada do RAV4 2023, fortalecendo sua estratégia de oferta de veículos eletrificados no Brasil. O SUV híbrido desembarcou nas concessionárias brasileiras no final do mês de janeiro em versão única SX Connect Hybrid, com preço de R$ 322.890, com novos itens de segurança, como assistência de permanência de faixa, e de conveniência, como multimídia com tela de 8 polegadas e monitor de visão 360 graus Panoramic View Monitor (PVM). Sob o capô, o SUV é equipado com a motorização 2.5 DOHC 16V VVT-iE, de quatro cilindros, com 178 cavalos de potência a 5.700 rotações por minuto e torque de 22,5 kgfm a 3.600 giros, associado a três elétricos THS II de 120 cavalos e 20,6 kgfm de torque. Combinados, rendem uma potência máxima de 222 cavalos.
Continua depois da publicidade
A transmissão é a Hybrid Transaxle, que, conforme a Toyota, garante acelerações mais lineares, reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, permitindo maior controle da condução sem desperdiçar energia e aumentando a eficiência no consumo de combustível. Estão disponíveis quatro modos de condução (“Normal”, “Eco”, “EV” e “Sport”), que se adaptam a diferentes tipos de direção e terrenos. O RAV4 tem tração integral e conta com suspensão tipo MacPherson, com barras estabilizadoras, na dianteira, e wishbone, também com barras estabilizadoras, na traseira. Segundo a Toyota, essa configuração ajuda a melhorar as respostas do conjunto AWD e oferece maior controle de torque dinâmico e estabilidade ao veículo.
A Toyota equipou o RAV 4 híbrido com novos itens de segurança. O SUV passa a contar com a assistência de permanência de faixa (LTA), que tem a função de observar as marcações da estrada e fazer ajustes para auxiliar o condutor a manter sua posição, com suporte de direção extra e alerta sonoro. Além da câmera de reconhecimento frontal, o sistema LTA utiliza o conjunto do sensor de radar de ondas milimétricas e o sensor de monitoramento de ponto cego para observar veículos à frente e ao redor, fornecendo informações ao motorista e fazendo assistência de direção de acordo com as condições da estrada ou de condução. Incorpora ainda os alertas de tráfego traseiro e de utilização dos cintos de segurança do banco de trás.
O Toyota Safety Sense (TSS) segue presente no SUV, com o sistema de pré-colisão frontal, que detecta veículos, pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. De acordo com a marca oriental, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) foi melhorado e pode ser ajustado em todas as velocidades. O exclusivo TSS acrescenta o sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida (LDA) e farol alto automático. A lista de segurança do veículo inclui sete airbags - dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista -, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, assistência à frenagem e luzes de freio – ambos de emergência - e dois pontos de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis.
Continua depois da publicidade
O novo RAV4 híbrido chega ao Brasil com tela de alta resolução de 8 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay. O console central vem equipado com carregador de celular por indução (sem necessidade de fio). O SUV passa a contar também com sistema de navegação própria. O computador de bordo tem tela de TFT colorida de 8 polegadas, que facilita a visualização do condutor. Já o monitor de visão 360 graus agrega, no modo de exibição do display, suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor do veículo combinando uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira. No quesito itens de conveniência, o carro dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow, e abertura e fechamento da tampa do porta-malas com acionamento por chave ou pelo sensor de movimento, localizado abaixo do para-choque traseiro.
O novo RAV4 tem bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio receberam cobertura de couro, com detalhes em prata, igualmente presentes nas maçanetas. O acabamento é em black piano com prata, os dois com detalhes cromados, e acrescenta teto solar “wide moonroof” (ocupa toda a área de cima do carro), com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com leds, para acentuar os detalhes do design e dos materiais internos da cabine. Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, o RAV4 tem garantia de cinco anos, com o acréscimo de três anos para o sistema híbrido, ou de cem mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). Os clientes brasileiros contam ainda com o apoio e os serviços de pós-venda, manutenção e recompra de um modelo Toyota. Como empresa provedora de soluções de mobilidade, a fabricante japonesa oferece o RAV4 2023 para aluguel, por meio da Kinto e de seus serviços One Personal – de assinatura de veículos zero-quilômetro –, One Fleet – focado em gestão de frotas corporativas –, ou ainda o Kinto Share, para clientes que precisam alugar modelos da marca por horas, dias ou semanas. Para todos esses serviços, os clientes podem acessar o kintomobility.com.br.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade