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Volvo EX30: testamos o novo SUV da marca

Apesar da justificativa "ecologicamente correta", em alguns revestimentos, os materiais reciclados conferem ao EX30 um aspecto menos requintado

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Volvo EX30

Volvo EX30 | Divulgação

O interior minimalista do EX30 tem um volante com design quadrado com as quatro pontas arredondadas que remete aos utilizados pelos carros da Fórmula-1, porém, maior. Ele está equipado com botões para o controle do motorista, que pode personalizar um determinado comando para ter acesso a uma função específica.

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O novo SUV da Volvo segue o estilo escandinavo de design, segundo o qual a forma segue a função – ou seja, sem “firulas”.

Multimídia vertical

As informações que costumam ficar no painel de instrumentos atrás do volante são concentradas em um multimídia estilo tablet vertical com uma vistosa tela “touschscreen” de 12,3 polegadas, centralizado no tablier, com as informações e comandos do veículo e a conectividade.

Parceiros de tecnologia

Parceiros de tecnologia como Google, Apple e Qualcomm estão à disposição para melhorar a experiência ao usuário. Contudo, há alguns “excessos de tecnologia” que parecem pouco intuitivos – como o fato dos ajustes dos retrovisores, do banco elétrico e até a abertura do porta-luvas serem feitos somente via multimídia.

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Volvo EX30Volvo EX30/Divulgação

Os botões de acionamento dos vidros dianteiros e traseiros não são nas portas – ficam no console central, provavelmente para reduzir custos. A mesma razão deve explicar a ausência de saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros.

Já o teto de vidro pode ser perfeito para a nórdica Escandinávia, mas talvez não seja tão adequado aos inclementes níveis de insolação dos trópicos.

Ambiente interno feito de materiais reciclados e renováveis

No EX30, o comprador pode optar por quatro ambientes internos, denominados Mist, Breeze, Pine e Indigo. Todos adotam compostos de materiais reciclados e renováveis como jeans, linho e lã, cada um com inspirações da natureza e da moda.

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Nas versões Plus e Ultra, o som é da Karman Kardon Premium Sound (com 9 speakers e 1.040 watts), há carregador wireless para celular e o ar condicionado é dual-zone.

O mais novo Volvo está equipado para acessar redes móveis 5G, oferecendo conectividade e comunicação em tempo real entre a rede e o carro, além de ligar o EX30 ao ecossistema de tráfego. Outro destaque do EX30 é que ele foi projetado para ser recuperado em até 95% de seus materiais.

Além de ser desenvolvido para ser reutilizável, 17% de aço e plástico e 25% de alumínio usados na produção do carro são reciclados.

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Apesar da justificativa “ecologicamente correta”, em alguns revestimentos, os materiais reciclados conferem ao EX30 um aspecto menos requintado que o que seria desejável em um Volvo.

Primeiras Impressões

Campos do Jordão/SP - O indisfarçável otimismo da Volvo com o lançamento do EX30 no Brasil parece justificado. Antes dele, com XC40, C40, XC60 e XC90, a Volvo se restringia a um segmento premium, que movimenta perto de 50 mil unidades por ano.

Com o EX30, a marca poderá atingir o chamado segmento expandido – que, além das marcas premium, inclui as versões topo de linha dos SUVs médios das marcas generalistas, em uma faixa de preços similar à do EX30, entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. 

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Câmbio atrás do volante

Ao entrar e tentar ligar o crossover elétrico, como já ocorre no XC40 e no C40, não há ignição por chave nem botão de partida.

Volvo EX30Volvo EX30/Divulgação

O veículo é ligado automaticamente no momento em que o condutor entra com o cartão-chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio (que fica em uma manopla atrás do volante) na posição “D”. Para desligar, basta colocar o câmbio na posição “P” e sair do veículo.

Pode levar algum tempo para se acostumar ao estilo pouco ortodoxo – porém, quando o motorista se acostuma, tudo parece extremamente prático.

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Agilidade no trânsito

Na performance dinâmica, o menor SUV elétrico da Volvo esbanja agilidade no trânsito urbano. Nas estradas, impressionam as retomadas de velocidade.

Nas ultrapassagens, basta uma pisada forte e o torque instantâneo – característico dos modelos elétricos – permite acelerar de 80 a 120 km/h em cerca de três segundos, capacidade só igualada pelos motores a combustão turbinados de modelos esportivos.

Como em todos os carros atuais da Volvo, o limitador de velocidade restringe a máxima aos 180 km/h – atingível com facilidade, sem qualquer esforço aparente. A direção elétrica é bem calibrada e, como as baterias ficam sob o assoalho, ajuda a manter o SUV estável nas curvas rápidas.

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De 0 a 100km/h em 3,6 segundos

O característico silêncio do “powertrain” elétrico reforça o aspecto futurista do ambiente. O EX30 é menor e menos requintado que o XC40 e C40, mas é tão gostoso de dirigir quanto eles.

Na Europa, é comercializada também uma versão do EX30 com tração integral, com um motor acoplado a cada eixo, com 428 cavalos de potência e 54,5 kgfm de torque.

Com essa opção, que deve chegar ao Brasil posteriormente, o EX30 pode acelerar da inércia aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com a final mantida eletronicamente nos 180 km/h.

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