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Na lista há carros bem populares, mas alguns "esquecidos" | Freepik
Em uma era marcada por carros cada vez mais modernos, equipados, porém, também, caros, o mercado de usados se torna atraente para quem busca um carro que não quebra e tenha bom preço.
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Alguns veículos, fazendo as manutenções de praxe, podem rodar para sempre e ganharam o apelido de “tanques de guerra” por aguentarem o tranco sem dar dor de cabeça para seus proprietários.
A Gazeta separou uma lista de 23 carros – alguns com poréns de versões – que podem ser adquiridos sem medo por quem quer ficar longe das oficinas. Confira:
Claro que um carro japonês abriria a lista. Mas não é um carro qualquer. Descontinuado pela Toyota em 2021, o Etios é um dos mais queridos e valorizados no mercado secundário.
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Ele é um compacto confortável, muito econômico em combustível e com motor que não quebra. Todas as suas versões são confiáveis.
O Toyota Yaris chegou ao Brasil em 2018 e foi um dos responsável pela aposentadoria do Etios. Os dois compartilhavam a plataforma EFC. O carro teve sua produção encerrada em 2024.
Yaris era um carro econômico e confortável para uso urbano, nas versões hatch e sedã, com motores 1.3 e 1.5, manual ou automático com câmbio CVT. Todos muito confiáveis.
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O carro mais vendido da história no mundo é também um dos mais confiáveis da história. No Brasil, essa confiabilidade vai até a 11ª geração (2014-2019) e a Toyota vem trabalhando para retomar essa confiança após problemas com os motores 2.0 com injeção direta, lançados em 2020.
O Corolla também é um carro de design agradável e ótimo desempenho, se mantendo entre os mais vendidos em sua categoria.
Um dos queridinhos da Honda no Brasil também é um verdadeiro tanque de guerra. Dificilmente dá problema. Isso vale principalmente para as versões com motor aspirado. Há algumas queixas com versões com motores turbo de injeção direta.
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Nada que tira a confiabilidade do primeiro Honda vendido do País e que parou de ser produzido por aqui em 2021. Os Civics atuais são importados.
Um tanque de guerra japonês que deixou saudade em muito fãs é o Honda Fit. No mercado secundário é altamente valorizado por não quebrar.
Ainda é um carro espaçoso, com bom design, bom desempenho e econômico. Foi vendido com motores 1.4 e 1.5, todos muito confiáveis e de fácil manutenção.
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Seja manual ou com câmbio automático CVT, o Honda City é um carro para uso urbano que não deixa o motorista na mão. Chegou ao Brasil em 2009 e até hoje faz sucesso. É o sexto sedã compacto mais vendido do País.
Ele vem com a qualidade e robustez digna de um Honda. Desde a família New City, ele tem também uma versão compacto que substitui o Fit.
Chamado por especialistas de verdadeiro tanque de guerra, o valente Nissan March é um compacto confiável e que não deixa o motorista na mão.
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Ele chegou no Brasil em 2011, importado do México, e passou a ser fabricado por aqui a partir de 2014. Foi descontinuado em 2020, mas continua muito valorizado no mercado de seminovos e usados.
O Nissan Versa chegou ao Brasil em 2011, importado do México. A partir de 2015, passou a ser produzido no Brasil na geração depois rebatizada de V-Drive, fabricado por aqui até 2021. Os modelos mais recentes são importados de Aguascalientes, no México.
Tanto os motores mais atuais quanto os mais antigos do carro são praticamente indestrutíveis. É também confortável, econômico e com amplo espaço interno.
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O HB20 estreou no Brasil em 2012 já como sucesso e se mantém assim desde então. Ele não é o segundo carro mais vendido do País na última década por acaso.
O hatch sul-coreano combina economia de combustível, com bom desempenho, bom preço e confiabilidade. É um carro que não dá dor de cabeça para o dono e um dos favoritos entre os motoristas de aplicativos.
O Kia Cerato chegou ao Brasil em 2006 e foi produzido por aqui até 2023, quando saiu de linha após vender apenas 14 unidades. Mas suas gerações de maior sucesso foram a segunda (2010-2013) e a terceira geração (2014-2019).
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A segunda geração vinha com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros da família Gamma, um motor de bom desempenho, mas principalmente confiável. Devido ao bom preço sem ser básico é muito valorizado no mercado de usados e um tanque de guerra.
Um carro que costuma passar longe dos mecânicos e fez muito sucesso no Brasil foi o Chevrolet Corsa. O carro chegou ao mercado em 1994, na extinta era dos carros populares, e foi produzido até 2012, na versão hatch, e 2015, no modelo sedã.
Também deixou uma série de derivados como o Classic (sedã), Meriva (minivan) e Zafira (minivan). Todos eles podem ser comprados sem medo, porque não deixam o dono na mão.
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Falando em clássico, o próximo da lista é o Celta. Produzido entre 2000 e 2015, o carro é pequeno, mas indestrutível. Ainda por cima é barato e muito econômico. Por isso, continua em alta no mercado.
A Gazeta separou cinco motivos para se comprar um Celta. O valente Chevrolet também foi usado para dar vida ao Prisma (sedã compacto) e a Montana (picape), veículos com ótimas famas também. Também derivado dele, o Agile já divide opiniões.
O campeão de vendas, Onix, também está na lista. Carro mais vendido do Brasil entre 2015 e 2020, ele tem sua primeira geração considerada indestrutível, equipada com motor 1.0 e 1.4 8V de quatro cilindros.
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Apesar de considerado indestrutível pelos especialistas, virou um problema para a Chevrolet na Justiça. Ele continua entre os mais vendidos do Brasil e, sua versão Plus, é o carro mais econômico do País.
Claro que o carro mais vendido da história do Brasil não poderia faltar na lista. O Gol liderou as vendas por 26 anos consecutivos. E esse sucesso não foi à toa.
Era robusto, com ótima desempenho e preço. Qualquer Gol com motor AP pode ser chamado de inquebrável, desde os “quadrados” até o G4, produzido até 2012. Ainda é o carro mais vendido entre os usados.
Outro sucesso da Volkswagen no Brasil, o Fox é um carro robusto, com motor confiável e que não costuma dar dor de cabeça para o dono. Foi idealizado para substituir o Gol, mas acabou virando um hatch compacto "premium".
Segundo especialistas, suas versões tanques de guerra são até 2008, quando era equipado motores 1.0 e 1.6 quatro cilindros da família EA111, e após 2012, quando adotou o padrão BlueMotion Technology. Uma das versões preferidas é o Fox Bluemotion 2015.
Uma das principais marcas da Volkswagen no mundo, o Golf só começou a ser fabricado no Brasil em 2009, mas demorou para decolar. A partir de 2012, quando a sétima geração chegou ao País, o veículo ganhou finalmente o espaço que merece.
O modelo chegou com a tecnologia TSI, tendo a versão esportiva GTI equipada com motor 2.0 e a Highline, com o 1.4 TSI. Era conhecido pelos níveis de qualidade e dirigibilidade no mercado, mas também é um carro confiável que não deixa na mão.
O Ford Fiesta também está na lista dos carros que são verdadeiros tanques de guerra. Mas isso vale para os equipados como motor Endura (1996 a 2006) e com o famoso Zetec Rocam (2000 a 2014).
Já o mesmo não podem ser ditos do New Fiesta, principalmente os equipados com câmbio Powershift.
Fora das opções com câmbio Powershift, o Ford Ka é outro que merece seu lugar na lista, principalmente as primeiras versões produzidas no Brasil, que são como tanques de guerra, não quebram.
Isso vale para os equipados com motor Endura e Zetec Rocam, assim como o Fiesta, mas, no caso do Ka, podemos acrescentar os veículos com motor Sigma 1.5.
Poucos carros merecem mais o título de “tanque de guerra” do que o Fiat Uno. Produzido no Brasil entre 1984 e 2013, é até hoje, um dos carros mais vendidos no mercado de usado.
Barato, econômico e não quebra. A receita para quem precisa de um carro confiável e não tem grana para investir. Ele voltou a viralizar ao atravessar alagamentos que veículos mais recentes não conseguem.
Não por acaso a Fiat é citada no País como uma marca de carros confiáveis, de manutenção barata e que não dão dor de cabeça. Por anos, o Uno dividiu espaço na montadora com o Palio.
Mais moderno e confortável que o irmão, o Palio faz jus a fama de barato para comprar, para manter e que dificilmente vai chegar na oficina.
Dos modelos atuais da Fiat, há um que também entra na lista de carros para toda a vida. É o Fiat Mobi com foto Firefly, que equipava os modelos até 2020 e volta agora em 2025, para resgatar a fama de econômico do veículo zero mais barato do Brasil.
O motor Fire EVO deixou o Mobi apenas com a oitava colocação entre os mais econômicos do País. Muito ruim para um veículo que já sofria em potência e espaço.
Com um visual feio, mas um espaço interno de dar inveja a concorrência, o Renault Logan com motores 1.0 e 1.6, ambos 16 válvulas, podem ser considerado inquebráveis.
São motores confiáveis e de desempenho razoável para quem busca um carro barato e espaçoso. Fuja das versões com Easy’R.
Fechamos a lista com mais um veículo da Renault, o sedã médio Fluence, que foi lançado no Brasil em 2011, exportado da Argentina. O francês era equipado com conjunto mecânico de origem Nissan.
Sua versão “tanque de guerra” tem motor 1.6 16V com câmbio manual e é uma ótima pedida no mercado de usados.
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