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Honda HR-V EXL | /Luiza Kreitlon/Agência AutoMotrix
A versão EXL do HR-V da Honda, vendida a R$ 111.900, trouxe discretas novidades na linha 2020 - passou a oferecer sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como grade frontal com acabamento em black piano. Os faróis ganharam luzes diurnas de rodagem em led integradas e conjunto óptico duplo, com sistema de projetor no farol baixo. As luzes de neblina deram lugar a faróis redondos. Atrás, as lanternas ganharam guias de led horizontais e acabamento escurecido na parte inferior.
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Por dentro, toda a gama do Honda mais vendido do Brasil traz bancos dianteiros com mais apoio para a região das costas e pernas. Além disso, a versão EXL passou a trazer bancos de couro perfurado e costuras duplas. O console central elevado recebeu um revestimento em black piano e novos porta-copos. O HR-V EXL traz ainda um novo painel de instrumentos com três arcos iluminados e computador de bordo incorporado. A versão vem com uma central multimídia de 7 polegadas, que oferece conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Essa central conta com reconhecimento de voz e permite a operação de mapas do sistema de navegação do Waze, reprodução de músicas via Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay. E ainda agrega navegador GPS 3D integrado.
O HR-V EXL é movido pelo motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, acoplado a uma transmissão CVT - com simulação de 7 velocidades e aletas para trocas de marchas no volante. Segundo dados do Inmetro, o consumo na estrada fica em 12,3 km/l com gasolina e 8,6 km/l com etanol. Na cidade, obtém 11 km/l com gasolina e 7,7 km/l com etanol.
Para quem gosta de usar o carro para transportar grandes volumes, uma ótima ideia do HR-V é o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, oferecido em todas as versões. São três modos de utilização: Utility, que possibilita rebater os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens, Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros, e Long, para o transporte de volumes longos, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro. Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece generosos 437 litros de capacidade do
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porta-malas.
Sem grandes requintes, os revestimentos internos do HR-V agradam. A posição de dirigir é elevada, como em todo SUV. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, algo que, combinado aos bons ajustes elétricos do banco do motorista, facilita encontrar a posição ideal para dirigir. A versão EXL é bem dotada de itens de série. Traz ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro, faróis de neblina, vidros elétricos com um toque para subida/descida, destravamento do porta-malas por controle, controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emergência (ESS), volante com revestimento em couro com borboletas para trocas de marchas, bancos revestidos em couro, airbags laterais e do tipo cortina, acabamentos cromados ao redor dos alto-falantes e das saídas de ar do painel e retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré. O sensor de chuva, estranhamente, só é de série na versão Touring. (Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)
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