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Automotor
Especialista explica quais as vantagens e desvantagem da modalidade e como se proteger
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Diversos itens automotivos podem ser encontrados à venda pela internet | Freepik
As compras pela internet transformaram a relação das pessoas com o comércio. Essa influência passa por todos os setores, inclusive no mercado automotivo. A Meticulous Market Research estima que o mercado global de e-commerce automotivo deve alcançar 267,8 bilhões dólares até 2032.
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No Brasil, apesar de não ter dados oficiais, é crescente a busca por peças nos principais marketplaces. A procura por preços mais atraentes é um dos fatores que levam mecânicos e, principalmente, motoristas a esse tipo de comércio.
Mas quais são os riscos? “Embora a compra de peças automotivas pela internet possa aparecer uma alternativa econômica, os riscos envolvidos podem tornar essa escolha pouco vantajosa”, explica Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica.
A indicação do profissional, para garantir um serviço completo, seguro e sem dores de cabeça, é adquirir as peças diretamente da oficina com um mecânico de confiança.
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Em 2024, a polícia descobriu um depósito de peças falsificadas de carros esportivos, em Osasco, na Grande São Paulo.
Breno afirma que as principais vantagens em se adquirir uma peça na internet são a ampla variedade de itens disponíveis, a comodidade de se fazer a compra sem sair de casa e preços competitivos.
“Um dos principais desafios é o risco de adquirir peças falsificadas ou de baixa qualidade, o que pode comprometer tanto a segurança quanto o desempenho do veículo. Além disso, sem ter a peça em mãos, pode ser difícil garantir que ela seja realmente compatível com o carro, aumentando as chances de erro da compra”, argumenta o especialista.
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Ele ainda frisa que o consumidor precisa ficar atento ao prazo de entrega, que pode ser longo, e aos custos com frete. É necessário cuidar também se é uma peça genuína.
Outro ponto, diz Breno, é que na oficina de confiança, você adquire a peça junto com o serviço, com garantia.
“Você compra uma peça pela internet e leva para o seu mecânico instalar. Depois de um tempo, o carro apresenta um problema nesse componente. E aí, de quem é a responsabilidade? Foi uma falha na instalação ou foi um defeito na peça que você forneceu?”, provoca.
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O engenheiro mecânico indica como primeiro passo, verificar a reputação do vendedor, buscando avaliações de outros clientes e preferindo lojas homologadas por montadoras ou fabricantes reconhecidos.
“Antes de finalizar a compra, vale consultar o seu mecânico de confiança para confirmar a compatibilidade da peça e evitar gastos desnecessários. Além disso, é fundamental desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois isso pode indicar que o produto é falsificado”, alerta.
Outro ponto importante, de acordo com o especialista, é verificar as políticas de troca e devolução. Breno considera arriscado adquirir on-line itens sensíveis, como peças eletroeletrônicas, componentes, sistemas de ignição, suspensão e freios.
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Já para peças estéticas ou de acabamento, como lanternas, maçanetas, paleta do limpador de para brisa, a compra online pode ser uma alternativa viável.
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