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Automotor
China tomou conta do mercado dos totalmente elétricos e de boa parte dos híbridos no Brasil
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Cinco elétricos e hibridos mais vendidos em 2024 | Divulgação
O ano de 2024 foi marcado pela confirmação de que os veículos 100% elétricos vieram para ficar no mercado brasileiro.
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E também de que os híbridos – que combinam um motor a combustão interna a um ou mais elétrico – continuam sendo a opção mais indicada para a realidade econômica do Brasil, seja na configuração simples ou naqueles com a possibilidade de recarga em tomadas (os plug-ins).
A China tomou conta do mercado dos totalmente elétricos e de boa parte dos híbridos no Brasil, tendo os “fenômenos” de vendas BYD Dolphin e Dolphin Mini atropelando os rivais. Juntos, os dois modelos têm mais de 80% das vendas dos 100% elétricos no país.
Um detalhe, porém, atesta que o Brasil está apenas engatinhando no terreno dos automóveis carregáveis apenas em tomadas: o País ainda não produz nenhum carro desse segmento em seu território – embora já fabrique caminhões e ônibus elétricos.
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Um problema que persiste para a expansão dos elétricos é a rede de recarga rápida principalmente nas estradas, considerada ainda incipiente. Algo que torna o uso desses carros mais indicado para o dia a dia das cidades.
Nos híbridos, a BYD também é dona do primeiro lugar, com o Song Plus, nomeado em homenagem à dinastia chinesa Song. O modelo chegou ao Brasil no final de 2022 e assumiu a liderança no segmento em 2024.
A contrário dos 100% elétricos, os híbridos já contam com produção local, destacando os Toyota Corolla Cross, líder de mercado durante um bom tempo antes de “ganhar” a companhia dos chineses, e Corolla sedã.
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Este ano, a Stellantis lançou os Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, dotados com a tecnologia híbrida leve (ou MHEV).
Embora não ofereçam autonomia no uso elétrico, os novos híbridos da Fiat ampliam o alcance do tanque de combustível do motor a combustão.
Novos modelos eletrificados da Stellantis, inclusive com baterias maiores e capacidades elétricas ampliadas, são aguardados para 2025.
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Lançado no Brasil em fevereiro de 2024, não foi preciso nem dois meses para o Dolphin Mini tirasse a liderança de seu “irmão” mais velho no país.
De lá para cá, o Dolphin Mini manteve o equivalente a 70% das vendas nos 100% elétricos, fechando o ano de 2024 em torno de 23.000 unidades emplacadas no Brasil.
O Dolphin Mini tem um motor elétrico dianteiro com 75 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque, com autonomia declarada pelo Inmetro de 295 quilômetros e preço de R$ 119.800.
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O hatch Dolphin EV chegou ao Brasil em junho de 2023, inicialmente, com potência de 95 cavalos e 18,3 kgfm.
Este ano, veio a versão Plus, com 204 cavalos e 31,4 kgfm, com autonomia de 291 e de 330 quilômetros, respectivamente, segundo o Inmetro.
O Dolphin liderou o mercado brasileiro de elétricos até a chegada do Dolphin Mini, fechando 2024 com cerca de 15.500 unidades. O Dolphin EV tem preço de 159.800 e a variante Plus, R$ 184.800.
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Apresentado ao Brasil em agosto de 2023, o Ora 03 é um hatch compacto com 171 cavalos e 25,4 kgfm na sua versão básica e autonomia de 319 quilômetros pelo Inmetro.
O modelo da marca chinesa sempre manteve um bom número de vendas no mercado brasileiro, terminando 2024 com aproximadamente 6.400 unidades comercializadas.
O Ora 03 tem preço de R$ 150 mil, mas por um tempo foi baixado para R$ 129.600 pela redução de benefício fiscal e pelo bônus de 15 mil oferecido pela GWM. Já a opção esportiva GT custa R$ 187 mil, equipada com a mesma motorização.
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SUV mais compacto já produzido pela Volvo, o EX30 (concebido desde o começo para ser um veículo 100% elétrico) chegou ao Brasil em maio deste ano, logo se destacando nas vendas.
Fabricado na China em parceria com a chinesa Geely, que controla a Volvo Cars desde 2010, o EX30 tem 272 cavalos e 34,9 kgfm, para uma autonomia de 250 quilômetros conforme o Inmetro.
O SUV da Volvo encerrou 2024 com pouco mais de 3 mil exemplares vendidos no Brasil. É oferecido por R$ 229.950 na versão Core, R$ 249.950 na Core Extended Range, R$ 277.950 na Plus Extended Range R$ 293.950 na Ultra Extended Range.
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Mais antigo 100% elétrico entre os líderes no Brasil, o crossover compacto Yuan Plus desembarcou por aqui em meados de 2022.
Com 204 cavalos e 31 kgfm, o carro da BYD tem alcance de 294 quilômetros de acordo com o Inmetro, graças à bateria Blade, projetada para otimizar o espaço disponível, e por um sistema inteligente de gerenciamento térmico.
Em 2024, o Yuan Plus teve em torno de 3 mil unidades vendidas no Brasil, e custa atualmente R$ 235.900.
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O crossover compacto chegou ao Brasil vindo da China em novembro de 2022, se tornando, na época, o híbrido plug-in mais barato do mercado brasileiro.
O Song Plus tem dois motores elétricos (um em cada eixo) e um 1.5 turbo de 129 cavalos para um total de 324 cavalos de potência, com torque combinado de 40,8 kgfm.
Em 2024, o modelo da BYD fechou na liderança entre os híbridos no Brasil, com cerca de 30 mil unidades vendidas. O Song Plus tem preço de R$ 299.800.
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Importado da China, o SUV Haval H6 desembarcou no Brasil em março de 2023, e será produzido no país a partir do primeiro semestre de 2025, em Iracemápolis (SP). Este ano, as variantes tiveram novas nomenclaturas – com exceção da topo de linha GT.
A de entrada, que não é plug-in, passou a se chamar HEV2, com um 1.5 turbo e um elétrico, de 243 cavalos e 54 kgfm. Já os dois plug-in – o PHEV34 e o GT – usam o mesmo 1.5 turbo combinado a dois elétricos (um ligado a cada eixo), que produzem 393 cavalos e 77,7 kgfm.
Somadas, as três configurações do H6 venderam quase 25.000 unidades em 2024. Elas têm preço de R$ 214 mil na HEV2, R$ 279 mil na PHEV34 e R$ 319 mil na GT.
Lançado em 2021, o Corolla Cross hybrid é fabricado em Sorocaba (SP) e é o primeiro SUV a ser produzido pela Toyota no Brasil.
As versões híbridas flex XRX e XRV do Corolla Cross são equipadas com o motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cavalos e 14,5 kgfm.
Esse motor funciona em conjunto com dois elétricos de 72 cavalos e 16,6 kgfm. O Corolla Cross Hybrid teve cerca de 14.300 exemplares emplacados em 2024, e custa a partir de R$ 202.690
O sedã King chegou ao Brasil em junho de 2024 importado da China, porém, o modelo é cotado para ser fabricado em Camaçari (BA). O King veio em duas versões, a GL, com preço de R$ 175.800, e a GS a R$ 187.800.
O sedã híbrido plug-in chinês é movido por um motor de 1,5 litro aspirado a gasolina – de 110 cavalos e 13,4 kgfm – e outro elétrico. Combinados, geram 209 cavalos na GL e 235 cavalos na GS.
O sedã está cumprindo bem a missão a que foi imposto – a de ser uma “pedra no sapato” dos sedãs mais vendidos do Brasil, como o Toyota Corolla. Com apenas metade do ano de 2024 de vendas, o King teve quase 6 mil emplacamentos no país.
Carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial, o Corolla teve sua versão híbrida lançada em 2019. Na configuração híbrida flex, o Corolla é equipado com motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson, que entrega 101 cavalos e 14,5 kgfm de torque.
Esse propulsor trabalha em conjunto com dois motores elétricos de 72 cavalos e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cavalos. O Corolla sedã híbrido vendeu cerca de 4.700 unidades em 2024 e custa R$ 198.890.
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