Simca Chambord (19581967): inspirado em um modelo francês, foi o primeiro carro de luxo fabricado no Brasil. Sonho para poucos. Foto: RR Autos Antigos
Aero Willys (1960-1971): primeiro carro de luxo desenvolvido e projetado no País, fez história no mercado e teve versão para ser o carro oficial do presidente. Foto: Divulgação/Picelli Leilões
Ford Landau (1971-1983): A Ford entrou na briga por sedãs de luxo e trouxe ao mercado o Landau. Se tornou carro oficial da presidência até a Era Sarney e ainda faz parte do acervo do Planalto. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Chevrolet Opala (1968-1992): a General Motors também decidiu apostar em ter um carro sonho do consumo e trouxe o Opala, que viveu seu auge entre os anos 1970 e 1980. Foto: Divulgação/Chevrolet
Ford Del Rey (1981-1991): com o sucesso do Landau, a Ford decidiu investir neste ramo e fez história com o clássico Del Rey. Sofisticação e conforto eram seus diferenciais. Há, até hoje, quem sonha com um desses. Foto: Divulgação/Ford
Chevrolet Monza (1982-1996): as duas montadoras rivalizaram em sedãs de luxo e, no ano seguinte ao lançamento do Del Rey, a Chevrolet trouxe o Monza, que apesar do preço, chegou a liderar as vendas no Brasil. Foto: Divulgação/Chevrolet
Ford Escort XR3 (1983-1992): nos anos 1980 a Ford acertou a mão em levar o conceito de carro de luxo aos modelos esportivos com o Escort XR3, que teve o primeiro conversível moderno do mercado brasileiro. Um sonho. Foto: Divulgação/Ford
Chevrolet Omega (1992-1998): fechamos a lista com mais um clássico, o mais moderno da lista. O Omega chegou com CD player, ABS, computador de bordo e teto solar na versão topo-de-linha. Foi o sonho de muita gente. Foto: Divulgação/Chevrolet


O desejo por carrões se manteve, mesmo quando o foco da indústria era carros de baixo custo e o desejo dos governos era de popularizar os veículos. Até o fim dos anos 1990, alguns modelos de luxo se destacavam no mercado.
Na lista, se destacam veículos que focavam em luxo e entraram para a história. Desde o Aero Willys, primeiro carro projetado e desenvolvido no país, até o mais recente, o Chevrolet Omega, passando pelo Monza, que apesar do preço, chegou a ser o mais vendido do País.
Há quem, até hoje, prefira o visual original dos veículos, fugindo dos “body kit” que deixam carros importados de luxo usados com cara de novo.