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Reforma tributária: carros entram no imposto do pecado e vão ficar mais caros; entenda

Esperava-se que a tributação extra seria apenas para veículos a combustão, mas elétricos e híbridos também devem entrar na conta

Yasmin Gomes

15/07/2024 às 17:30  atualizado em 15/07/2024 às 19:04

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As mudanças, portanto, não são imediatas

As mudanças, portanto, não são imediatas | Divulgação

Segundo a projeção do governo federal, a alíquota básica para produtos industriais deve ser de 26,5%, mas o setor automotivo aguarda para saber qual será a alíquota que vai incidir sobre a produção e a venda de veículos depois da reforma tributária.

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Até o momento, o setor terá o acréscimo do Imposto Seletivo, que ficou conhecido como "imposto do pecado" porque procura desestimular o consumo de artigos nocivos à saúde ou que agridam o meio ambiente, como os veículos.

Carros elétricos

Esperava-se que a tributação extra seria apenas para veículos a combustão, mas elétricos e híbridos também devem entrar na conta.

Segundo o deputado federal, Reginaldo Lopes (PT-MG), relator do texto na Câmara, o imposto para carro elétrico será proporcional: "Quem polui mais paga mais, e quem polui menos paga menos".

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Segundo o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10/7), as alíquotas serão reduzidas ou aumentadas em relação a cada veículo conforme os seguintes critérios:

  1. Potência do veículo
  2. Eficiência energética
  3. Desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção
  4. Reciclabilidade de materiais
  5. Pegada de carbono
  6. Densidade tecnológica

O texto ainda passa pelo Senado Federal e, se aprovado, só entra em vigor em 2033. As mudanças, portanto, não são imediatas.

Preço dos veículos

Em entrevista ao G1, o advogado tributarista Otávio Massa afirma que a carga tributária sobre os veículos não deve mudar muito. O aumento dos carros e motos deve ficar entre 5% e 10%, para o segmento de entrada e para os elétricos, respectivamente.

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Além disso, para os automóveis que vêm de fora do país, continuará existindo a cobrança do Imposto de Importação.

Atualmente, os carros são taxados por PIS/Cofins, ICMS e IPI. A partir da reforma tributária, a carga que vai incidir sobre os veículos será do IVA dual (Imposto sobre Valor Agregado), composto por IBS (União) e CBS (estadual e municipal).

Já o Imposto de Importação para eletrificados será progressivo.

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*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

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