A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Recarga de veículos elétricos; saiba mitos e verdades sobre

Segundo ABVE, o Brasil tem como meta chegar a 10 mil pontos de recarga nos próximos dois anos.

Daniel Dias

29/03/2025 às 14:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Recarregamento de veículo elétrico

Recarregamento de veículo elétrico | Divulgação

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil tem como meta chegar a 10 mil pontos de recarga nos próximos dois anos.

Continua depois da publicidade

Diante desse cenário, a Kinsol, empresa que trabalha com tecnologias para a mobilidade elétrica, ajuda a listar quatro mitos e verdades sobre os elétricos:

A manutenção dos veículos elétricos é mais cara e complexa – Mito. A manutenção dos carros elétricos é cerca de 30% mais barata do que a de seus equivalentes a combustão, porque a propulsão deles têm em média apenas 50 partes móveis em comparação com as 350 dos veículos a combustão.

Carros elétricos são mais caros, mas compensam a longo prazo – Verdade. Os elétricos oferecem vantagens como economia com combustível e manutenção e são liberados do rodízio de circulação em cidades como São Paulo, especialmente, que reduzem os custos totais de propriedade do veículo.

Continua depois da publicidade

Carro elétrico não pode ser lavado – Mito. Durante seu desenvolvimento, os carros elétricos são submetidos a testes rigorosos, incluindo simulações de lavagem e exposição à chuva, para garantir sua resistência à água. Assim, podem ser lavados e utilizados em dias chuvosos como os veículos convencionais.

A bateria pode ser recarregada até 100% – Verdade. As baterias dos carros elétricos podem ser carregadas completamente sempre, embora alguns limitem eletronicamente o carregamento entre 80% e 90% para preservação da bateria. Mas isso não impede que as baterias funcionem com capacidade máxima.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados