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Automotor
A Ford Performance apresenta na Europa a nova geração da Ranger Raptor
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Para a Ford, a próxima geração da Ranger representa um novo patamar para a picape média | Divulgação
Para a Ford, a próxima geração da Ranger – que em breve deve começar a ser produzida na Argentina, de onde virá para o Brasil em 2023 – representa um novo patamar para a picape média. E a versão Raptor, que acaba de ser apresentada via Europa, se propõe a ser o derivado de desempenho máximo da Ranger. Desenvolvida pela Ford Performance, a Next-Generation Raptor pretende elevar o nível de desempenho off-road com uma picape construída para verdadeiros entusiastas. De acordo com a marca norte-americana, a picape utiliza a tecnologia mais inteligente controlando hardware de última geração mais resistente, combinando potência bruta com precisão mecânica e técnica. “Nos concentramos em fornecer uma picape de desempenho genuíno com a Ranger Raptor de última geração. É mais rápida e está repleta de novos recursos”, afirma Dave Burn, engenheiro-chefe de Programa da Ford Performance. As primeiras entregas da Raptor Next-Generation estão previstas para o último trimestre deste ano.
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A maior novidade da nova Ranger Raptor é a introdução do motor a gasolina 3.0 V6 EcoBoost biturbo, ajustado pela Ford Performance para produzir 288 cavalos de potência e 49,5 kgfm de torque. O propulsor tem bloco de cilindros de ferro grafite compactado, cerca de 75% mais forte e mais rígido do que o ferro usado nas peças fundidas tradicionais. A Ford Performance garante que o motor fornece uma resposta imediata aos comandos do acelerador e um sistema antilag de competição semelhante ao do GT e ao do Focus ST. O sistema antilag, disponível no modo “Baja”, mantém os turbocompressores girando por até três segundos após o motorista soltar o acelerador, permitindo uma retomada mais rápida da aceleração nas curvas ou nas marchas quando o condutor volta a acionar o pedal da direita. O motor é programado ainda com um perfil de turbocompressor individual para cada uma das marchas da transmissão automática de 10 velocidades, para um desempenho otimizado. “O propulsor de 3,0 litros traz uma dinâmica diferente à Ranger Raptor para satisfazer até os entusiastas de desempenho mais ‘hardcore’. A aceleração e o desempenho bruto do novo trem de força deixam as pessoas com um sorriso de orelha à orelha”, se diverte Burn.
Segundo a Ford, o novo “powertrain” oferece aceleração sem esforço em cascalho, sujeira, lama e areia. Para corresponder a esse desempenho, um sistema de escape ativo controlado eletronicamente amplifica o som do motor em quatro modos selecionáveis. No “Silencioso”, prioriza o conforto sonoro sobre o desempenho. No “Normal”, destinado ao uso diário, esse perfil tem uma “nota” de escapamento marcante sem ser muito barulhento. No “Sport”, tem um som mais alto e dinâmico, enquanto o “Baja” despeja todo o ronco “aprisionado”, mas que pode ser usado apenas no off-road. O atual motor a diesel biturbo EcoBlue de 2,0 litros continuará disponível na Ranger Raptor de última geração a partir de 2023.
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Além dos modos de som do motor, a nova Ranger Raptor tem os de condução, com cada um deles ajustando uma série de elementos, desde motor e transmissão até sensibilidade e calibração do freio ABS, dos controles de tração e estabilidade, da atuação da válvula de escape, da direção e do acelerador. Os medidores, as informações do veículo e os temas de cores no painel de instrumentos e na tela sensível ao toque central mudam com o modo de direção selecionado. Para a estrada, a picape tem o modo “Normal”, projetado para conforto e eficiência de combustível, o “Sport”, mais responsivo para uma condução em rodovias, e o “Escorregadio”, para uma “tocada” mais confiante em superfícies molhadas ou irregulares. Para o fora-de-estrada, tem o “Rock Crawl”, para otimizar o controle em velocidade muito baixa nos terrenos rochosos e irregulares extremos, o “Areia”, calibra as trocas de marcha e a entrega de potência para superar areia e neve profundas, o “Lama/Sulcos”, para máxima aderência durante a partida e a manutenção do impulso do veículo, e o “Baja”, define todos os sistemas para ataque máximo em off-road severo e de alta velocidade. A Ranger Raptor tem também o Trail Control, uma espécie de controle de cruzeiro para off-road. Com ele, o motorista seleciona uma velocidade definida abaixo de 32 km/h e o veículo gerencia automaticamente a aceleração e frenagem enquanto o condutor se concentra somente na direção em terrenos difíceis.
O conjunto óptico principal e as luzes de circulação diurnas de leds levam o desempenho de iluminação da Ranger Raptor a novos níveis, com luzes de curva preditivas, farol alto sem ofuscamento para os outros veículos e nivelamento dinâmico automático para oferecer melhor visibilidade ao motorista da picape da Ford e aos outros usuários da estrada. Os para-lamas alargados cobrem rodas de liga leve de 17 polegadas envoltas em pneus de desempenho para todo-o-terreno exclusivos da Raptor. Aberturas funcionais, recursos aerodinâmicos e degraus laterais resistentes e aderentes em alumínio fundido ajudam a melhorar a aparência e a funcionalidade da picape. Na parte traseira, as lanternas de leds casam com o estilo frontal, e o para-choque Precision Grey tem um degrau integrado e uma barra de reboque dobrada para cima para evitar comprometer o ângulo de saída.
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Segundo a Ford Performance, o interior da Ranger Raptor cabine dupla enfatiza o estilo off-road e a natureza de alta energia da versão, com novos assentos esportivos inspirados em caças a jato na frente e atrás para aumentar o conforto e oferecer mais suporte durante as curvas de alta velocidade. Os detalhes Code Orange no painel de instrumentos, acabamentos e bancos são espelhados pela iluminação ambiente, com um brilho âmbar. Um volante esportivo aquecido em couro premium com saliências para o polegar, marcação no centro e patilhas de câmbio em magnésio fundido completam a sensação esportiva. Os ocupantes têm à disposição um habitáculo de alta tecnologia, com cluster totalmente digital de 12,4 polegadas e uma central multimídia “touchscreen” de 12 polegadas com a nova geração de conectividade e sistema de entretenimento, com ligação para Apple CarPlay e Android Auto.
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