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Automotor
Rampage já entrou em 'velocidade de cruzeiro' em termos de vendas
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Nova Rampage Big Horn é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel | Divulgação
Mais nova integrante da linha 2025 da Rampage – picape intermediária produzida pela Ram desde 2023 no Complexo Stellantis de Goiana (PE) –, a opção Big Horn torna-se a nova porta de entrada não apenas da “família” no Brasil como também de todo o portfólio da marca norte-americana no País.
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O nome “Big Horn” (“grandes chifres”, uma espécie de carneiro selvagem da América do Norte que é usado como logotipo pela Ram) já foi adotado anteriormente nos Estados Unidos e agora se junta às outras versões da Rampage de forma permanente, com preço de R$ 237.990.
Com pouco mais de um ano de mercado, a Rampage já entrou em “velocidade de cruzeiro” em termos de vendas.
Este ano até novembro, ela teve 21.766 emplacamentos, o que dá a boa média de quase 2 mil exemplares por mês, ficando atrás das líderes Fiat Toro (49.348) e Chevrolet Montana (25.175) e bem à frente da precursora da categoria das picapes intermediárias originadas de SUVs, a Renault Oroch (11.747).
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A nova Rampage Big Horn é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel, desenvolvido globalmente e produzido e preparado em Goiana para as necessidades do Brasil.
O propulsor tem configuração de quatro cilindros em linha, 16V e 2.184 cm3, com 200 cavalos de potência a 3.500 rotações por minuto e 45,9 kgfm de torque a 1.500 giros, associado ao câmbio automático de 9 marchas.
De acordo com a Ram, tais números resultam em potência e força entregues já nos primeiros momentos de aceleração, possibilitando mais agilidade no dia a dia e em ultrapassagens mais seguras.
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A aceleração de zero a 100 km/h é feita em menos de dez segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h vêm em 6,4 e oito segundos, respectivamente.
Conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a nova Rampage tem consumo de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, conferindo à picape a nota máxima “A”.
Assim como nas demais variantes da Rampage, a tração 4x4 Auto distribui automaticamente a força para os dois eixos, com reduzida, e é, ao lado do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control), item de série em todas as configurações.
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Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia pela grade com bordas cromadas e aletas em preto brilhante, destacando o logo “RAM” cromado na parte superior, e pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 235/65.
Os cromados estão presentes ainda nas molduras das janelas, nos espelhos externos e no para-choque traseiro, equipado com sensores de estacionamento, que trabalham em conjunto com uma câmera de ré de alta definição.
O sistema de iluminação é full-led, incluindo os faróis de neblina com função “cornering”, que acompanha o contorno das curvas. A caçamba de 980 litros tem revestimento interno, iluminação de leds e capota marítima.
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A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente pela chave presencial. Dentro, a Big Horn apresenta o requinte e a tecnologia comuns a todas as picapes da Ram.
A nova porta de entrada da marca norte-americana tem quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas e central multimídia com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, acrescentando sistema de navegação embarcado e possibilidade de conexão simultânea para até dois smartphones.
Durante a utilização dos recursos de conectividade, é possível de se fazer o carregamento do smartphone por meio de um carregador por indução refrigerado ou em uma das seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C, para carregamento rápido.
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Como toda a “família” na linha 2025, a Big Horn recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da fabricante norte-americana.
Por meio de um aplicativo no smartphone ou no smartwatch, o motorista pode consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus, nível de combustível e enviar comandos remotos de partida no motor.
O serviço é gratuito no primeiro ano de compra e disponibiliza um pacote de segurança com outros recursos: alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro vinte e quatro horas para emergências.
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O Ram Connect permite ainda que a picape seja transformada em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos.
Em relação ao conforto, a nova Rampage Big Horn conta com ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e chave presencial com partida remota. Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são na cor preta.
O painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque e têm o mesmo tipo de forração, enquanto o volante multifuncional tem “paddles shifters” para trocas de marchas sequenciais ao comando do motorista e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos.
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No quesito segurança, a nova Big Horn traz de fábrica seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine), piloto automático, limitador de velocidade, controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e freios a disco ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD.
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